Geral: Propiciar aos alunos , numa perspectiva crítica, conhecimentos básicos referentes à organização dos Sistemas de Ensino e da Política Educacional no Brasil e o acompanhamento da sua implementação, em nível de Sistema e de unidade escolar.Específicos: 1.Contextualizar a sociedade e sua influência na elaboração de Políticas Públicas.2.Analisar historicamente o sistema educacional no Brasil e a condições de sua implementação.3.Discutir criticamente a atual Política Educacional, principalmente quanto ao Financiamento, Formação de Educadores e questões referente ao público x privado.
Objetiva-se problematizar a organização dos Sistemas de Ensino e da Política Educacional no Brasil, o acompanhamento da sua concretização, em nível de Sistema e de unidade escolar. A Política e a gestão educacional serão debatidas, ainda, principalmente quanto aos seus princípios éticos, seu financiamento e questões referentes ao público x privado.
1. Educação e Sociedadea)- Paradigmas Funcionalistasb)- Paradigmas Críticos 2. Direito à educação e cidadania3. Fundamentos históricos e sociais do sistema educacional brasileiro4. Demografia da educação brasileira: estudo de indicadores5. Diferenciais de Acesso e Sucesso no Sistema Escolar: classe, gênero, etnia e cultura.6. A avaliação externa e interna do Sistema Educacional Brasileiro
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