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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961144 - Psicologia da Educação II
Educational Psychology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 25 h )
Carga Horária de Extensão: 7 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
1.	Apresentar a Psicologia histórico-cultural e os principais conceitos propostos por Lev. S. Vigotski;
2.	Analisar as contribuições de Vigotski para a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar;
3.	Analisar e refletir criticamente sobre o cotidiano escolar à luz de contribuições da Psicologia histórico-cultural e da Psicologia Escolar;
4.	Oferecer elementos teóricos que subsidiem a reflexão crítica de temas presentes nas escolas campo de estágio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
262441 - Débora Cristina Piotto
 
Programa Resumido
Relações entre aprendizagem e desenvolvimento
A escola e o desenvolvimento humano 
A escola e o fracasso escolar
Problemas de aprendizagem 
A relação professor-aluno
Educação, raça e gênero
 
 
 
Programa
Concepção vigotskiana de desenvolvimento humano 
A relação entre pensamento e linguagem
A relação entre aprendizagem e desenvolvimento
O papel da escola no desenvolvimento humano 
As desigualdades, a escola e o fracasso escolar
Sucesso escolar: a atuação nas brechas possíveis
Análise crítica dos problemas de aprendizagem 
A importância e os desafios da relação professor-aluno
Educação, desigualdades e intersecções de raça e gênero 
Atividade de extensão escolar – atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas com alunos/alunas de diferentes anos do ensino fundamental I
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de exposições dialogadas e discussões. O desenvolvimento do programa pressupõe a participação ativa dos alunos, na leitura e discussão dos textos indicados, bem como na tematização e aprofundamento de questões levantadas a partir das atividades nas escolas campo de estágio. Tais atividades em escolas campo de estágio (sendo parte delas componentes de extensão universitária), realizadas por estudantes da Licenciatura em Pedagogia, são supervisionadas e orientadas pela docente da disciplina e pela educadora do DEDIC.
Critério
- Atividade escrita individual: peso 3,0 - Apresentações de estágio: peso 2,0 - Relatório Final de Estágio: peso 5,0
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita abordando todo o conteúdo programático da disciplina e relatório das atividades de estágio
 
Bibliografia
     
AGUIAR, M. M.; PIOTTO, D. C.; CORREA, B. C. Relações étnico-raciais e formação docente: Situações de discriminação racial na educação infantil. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (UFSCar). , v.9, p.373 - 388, 2015. 
https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1092
AGUIAR, M. M.; PIOTTO, D. C. Desigualdade à brasileira: capital étnico-racial no acesso ao ensino superior. Revista Educação (PUCRS. ONLINE). v. 41, p.478 - 491, 2018. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24897
ANGELUCCI, Bianca. et.all. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002). Educação e Pesquisa. SP, v. 30, n1, 2004.
ASBAHR, Flávia F. S.; MEIRA, Marisa E. M. Crianças desatentas ou práticas pedagógicas sem sentido? Relações entre motivo, sentido pessoal e atenção. Nuances: estudos sobre Educação, v. 25, n. 1, p. 97-115, jan./abr. 2014.
ASBAHR, Flávia. S; Lopes, Juliana S. “A culpa é sua”. Psicologia USP. SP, v.17, n1, 2006. p. 53-73.
CASTRO, Letícia F.R.F.; PIOTTO, Débora C. Dificuldades de aprendizagem ou de ensino? Uma breve revisão de literatura em Psicologia. Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. Vitória da Conquista. Ano V, n. 9, 2007. 
COLLARES, Cecília; MOYSÉS, Maria Aparecida. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. In: Cadernos Cedes. Campinas, n, 28, p. 31-48, 1992.
CRUZ, Silvia Helena V. Representação de escola e trajetória escolar. Psicologia USP. vol. 8, n. 1, p. 91 – 111, 1997.
EIDT, N.M.: TULESKI, S.C. Discutindo a medicalização brutal em uma sociedade hiperativa. In: Meira, M.E.M.; Facci, M.G.D. (orgs). Psicologia histórico-cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. SP: Casa do psicólogo. 2007. 
HARPER, Babette et.al. Cuidado, escola! – desigualdade, domesticação e algumas saídas. 35ª ed. SP, Brasiliense, 2000.
LEITE, Dante M. Educação e relações interpessoais. In: Patto, M. H. S. (org). Introdução à psicologia escolar. 3ª ed., SP, Casa do Psicólogo, 1997. p. 301-327.
LURIA, A.R. Vigotskii. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ª ed. SP: Ícone editora, 2006. p. 21-37.
MARTINS, L. B.; PIOTTO, D. C. Gênero, educação e trabalho: desigualdades na experiência de universitárias das camadas populares. In: MELO-SILVA, L.L.; RIBEIRO, M. A.; AGUILLERA, F.; ZANOTO, P.A. (orgs). Dos contextos educativos e formativos ao mundo do trabalho: implicações para a construção de carreira. S. Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 289 – 310. 
https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/dos-contextos-educativos-e-formativos-ao-mundo-do-trabalho-implicacoes-para-a-construcao-de-carreira/
MOYSÉS, Maria Ap. Dislexia existe? Questionamentos a partir de estudos científicos. Transcrição de apresentação no evento “Dislexia, Subsídios para Políticas Públicas” promovido pelo Conselho Regional de Psicologia, São Paulo, 2009.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Pensar a educação: contribuições de Vygotsky. In: Castorina, J.A e cols. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. SP: Ática, 2005. 
____. Sobre diferenças individuais e culturais: o lugar da teoria histórico-cultural. In: Aquino, J. G. (org). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. SP: Sumus, 1997. 
PALANGANA, I.C. A concepção de Lev Semynovitch Vygotsky. In: Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 6ª ed. SP: Summus, 2015. 
PATTO, M.H.S. Quatro histórias de (re)provação escolar. In: A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. SP, TAQueiroz, 1990. p. 287 – 339. 
PATTO, Maria Helena. Introdução. Raízes históricas das concepções sobre o fracasso escolar: o triunfo de uma classe e sua visão de mundo. In: A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. SP, TAQueiroz, 1990. p. 01 – 46. 
____. Para uma crítica da razão psicométrica. Psicologia USP. SP, v. 8, n1, 1997. 
PIOTTO, Débora C. A escola e o sucesso escolar: algumas reflexões à luz de Pierre Bourdieu. Revista Vertentes. São João Del Rey, n. 33, jan/jun 2009.
PIOTTO, Débora C. A escola, o fracasso e a psicologia: reflexões à luz da teoria histórico-cultural. Aprender, Vitória da Conquista, p. 43-53, 2020. https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/7250
POPPOVIC, Ana Maria. Atitudes e cognição do marginalizado cultural. Revista Brasileira de estudos pedagógicos. RJ, v. 57, n. 126, abr./junh. 1972.
SCHUCMAN, Lia V. Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana. Psicologia & Sociedade. Online, v. 26, p. 83-94, 2014. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
TULESKI, Silvana C.; EIDT, Nadia M. Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo, v. 12, n. 3, p. 531-540, set./dez. 2007.
VIGOTSKI, L. S. O problema e o método de investigação. In: A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. SP: Martins Fontes, 2009. 

VIGOTSKI, L.S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Trad. Marcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010. 
VIGOTSKI, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LURIA, LEONTIEV, VIGOTSKI et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4ª ed. SP: Centauro, 2007. p. 25-42.  

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e realidade. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico – livro para professores. SP: Ática, 2009. p. 19-34. 
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Grupo social alvo da atividade extensionista: docentes e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, de Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Ribeirão Preto SP.
Objetivos da atividade
Objetivos da atividade extensionista: promover atividades lúdicas e interativas entre crianças do Ensino Fundamental I, nos recreios escolares e colaborar em atividades ministradas por professores do ensino fundamental I em suas aulas.
Descrição da atividade
Descrição das ações: observação participante de aulas nos 4o e 5o anos do ensino fundamental I; desenvolvimento de brincadeiras lúdicas e interativas com as crianças nos recreios; realização de mostra de estágio e produção do relatório de estágio.
Indicadores de avaliação da atividade
Avaliação da atividade extensionista pelos estudantes e professores: instrumento de avaliação próprio via mostra de estágio e reflexão crítica das ações desenvolvidas no relatório de estágio.

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