1. Apresentar a Psicologia histórico-cultural e os principais conceitos propostos por Lev. S. Vigotski; 2. Analisar as contribuições de Vigotski para a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar; 3. Analisar e refletir criticamente sobre o cotidiano escolar à luz de contribuições da Psicologia histórico-cultural e da Psicologia Escolar; 4. Oferecer elementos teóricos que subsidiem a reflexão crítica de temas presentes nas escolas campo de estágio.
Relações entre aprendizagem e desenvolvimento A escola e o desenvolvimento humano A escola e o fracasso escolar Problemas de aprendizagem A relação professor-aluno Educação, raça e gênero
Concepção vigotskiana de desenvolvimento humano A relação entre pensamento e linguagem A relação entre aprendizagem e desenvolvimento O papel da escola no desenvolvimento humano As desigualdades, a escola e o fracasso escolar Sucesso escolar: a atuação nas brechas possíveis Análise crítica dos problemas de aprendizagem A importância e os desafios da relação professor-aluno Educação, desigualdades e intersecções de raça e gênero Atividade de extensão escolar – atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas com alunos/alunas de diferentes anos do ensino fundamental I
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