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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961144 - Fundamentos Psicológicos da Educação III
Educational Psychology III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 25 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
1. Analisar e refletir criticamente sobre alguns dos principais problemas educacionais brasileiros à luz de contribuições da Psicologia Escolar
2. Oferecer elementos teóricos que subsidiem reflexão crítica de temas presentes nas escolas campo de estágio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
262441 - Débora Cristina Piotto
 
Programa Resumido
I. O fracasso escolar ontem e hoje: velhos problemas, novas explicações
1. A educação escolar no Brasil: dados históricos e atuais
2. A discussão brasileira sobre o fracasso escolar: polêmicas passadas e atuais
3. Explicações sobre o fracasso escolar: as teorias racistas
4. Psicologia, Ciência e Educação
4.1A contribuição da psicologia diferencial para a explicação do fracasso escolar
5. A “Teoria” da Carência Cultural
6. Uma visão crítica da relação entre escola e sociedade
6.1 A ruptura com a “Teoria” da Carência Cultural
6.2 A escola: redenção ou reprodução da sociedade?
II. A produção do fracasso escolar no interior da escola
1. A relação entre o sistema de ensino e o fracasso escolar
2. Mecanismos de seletividade, reprodução da desigualdade
3. A contribuição das expectativas dos professores para o desempenho escolar
4. A importância da relação professor-aluno
5. Os problemas do cotidiano escolar
5.1 Os ditos problemas de aprendizagem
5.2 A (in)disciplina na escola
5.3 A relação escola-família
 
 
 
Programa
I. O fracasso escolar ontem e hoje: velhos problemas, novas explicações
1. A educação escolar no Brasil: dados históricos e atuais
2. A discussão brasileira sobre o fracasso escolar: polêmicas passadas e atuais
3. Explicações sobre o fracasso escolar: as teorias racistas
4. Psicologia, Ciência e Educação
4.1A contribuição da psicologia diferencial para a explicação do fracasso escolar
5. A “Teoria” da Carência Cultural
6. Uma visão crítica da relação entre escola e sociedade
6.1 A ruptura com a “Teoria” da Carência Cultural
6.2 A escola: redenção ou reprodução da sociedade?
II. A produção do fracasso escolar no interior da escola
1. A relação entre o sistema de ensino e o fracasso escolar
2. Mecanismos de seletividade, reprodução da desigualdade
3. A contribuição das expectativas dos professores para o desempenho escolar
4. A importância da relação professor-aluno
5. Os problemas do cotidiano escolar
5.1 Os ditos problemas de aprendizagem
5.2 A (in)disciplina na escola
5.3 A relação escola-família
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de exposições dialogadas, seminários, e discussões em pequenos e grandes grupos e estudo dirigido.
Critério
Duas provas escritas individuais: peso 3,0 cada uma.
Relatório de estágio: 3,0
Caderno de campo: 1,0
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita abordando todo o conteúdo programático da disciplina e relatório das atividades de estágio
 
Bibliografia
     
Aquino, J.G. (org). Indisciplina na escola – alternativas teóricas e práticas. SP: Summus, 1996.
Bourdieu, Pierre.; Darbel. Alain. O amor pela arte – os museus de arte na Europa e seu público. SP: Edusp/Zouk, 2003.
Chauí, Marilena. As ciências humanas e O ideal cientifico e a razão instrumental. Convite à Filosofia. 12ª ed. SP: Ática, 2000.
Collares, Cecília e Moysés, Maria Aparecida. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. In: Cadernos Cedes. Campinas, n, 28, p. 31-48, 1992.
Harper et.al. Cuidado, escola! – desigualdade, domesticação e algumas saídas. 35ª ed. SP, Brasiliense, 2000.
Moysés, Maria Ap. Dislexia existe? Questionamentos a partir de estudos científicos. Transcrição de apresentação no evento “Dislexia, Subsídios para Políticas Públicas” promovido pelo Conselho Regional de Psicologia, São Paulo, 2009.
Patto, M. H. S. (org). Introdução à psicologia escolar. 3ª ed., SP, Casa do Psicólogo, 1997. p. 301-327
Patto, Maria Helena. Por uma crítica da razão psicométrica. Psicologia USP. Vol. 8, n. 1, 1997.
Patto, M.H.S. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia USP. vol. 3, n.1/2, 1992.
Patto, M.H.S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. SP, TAQueiroz, 1990. p. 222 – 268.
Patto, Maria Helena. Psicologia e ideologia – uma introdução crítica à Psicologia Escolar. SP: TAQueiroz, 1984.
Piotto, Débora C. A escola e o sucesso escolar: algumas reflexões à luz de Pierre Bourdieu. Revista Vertentes. São João Del Rey, (33), jan/jun 2009.
Poppovic, Ana Maria. Atitudes e cognição do marginalizado cultural. Revista Brasileira de estudos pedagógicos. RJ, 57 (1626), abr./junh. 1972.
Ribeiro, Sérgio Costa. A pedagogia da repetência. Revista de Estudos Avançados. 12(5), 1991.
Rosenthal, Robert. e Jacobson, Lenore. Expectativas de professores em relação a alunos pobres. In: A ciência social num mundo em crise. SP, EDUSP/Perspectiva, 1973
 

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