1. Analisar e refletir criticamente sobre alguns dos principais problemas educacionais brasileiros à luz de contribuições da Psicologia Escolar2. Oferecer elementos teóricos que subsidiem reflexão crítica de temas presentes nas escolas campo de estágio.
I. O fracasso escolar ontem e hoje: velhos problemas, novas explicações 1. A educação escolar no Brasil: dados históricos e atuais2. A discussão brasileira sobre o fracasso escolar: polêmicas passadas e atuais3. Explicações sobre o fracasso escolar: as teorias racistas4. Psicologia, Ciência e Educação4.1A contribuição da psicologia diferencial para a explicação do fracasso escolar 5. A “Teoria” da Carência Cultural6. Uma visão crítica da relação entre escola e sociedade 6.1 A ruptura com a “Teoria” da Carência Cultural6.2 A escola: redenção ou reprodução da sociedade? II. A produção do fracasso escolar no interior da escola1. A relação entre o sistema de ensino e o fracasso escolar2. Mecanismos de seletividade, reprodução da desigualdade3. A contribuição das expectativas dos professores para o desempenho escolar4. A importância da relação professor-aluno5. Os problemas do cotidiano escolar5.1 Os ditos problemas de aprendizagem5.2 A (in)disciplina na escola5.3 A relação escola-família
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