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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961144 - Fundamentos Psicológicos da Educação III
Educational Psychology III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 25 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1. Analisar e refletir criticamente sobre alguns dos principais problemas educacionais brasileiros à luz de contribuições da Psicologia Escolar
2. Oferecer elementos teóricos que subsidiem reflexão crítica de temas presentes nas escolas campo de estágio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
262441 - Débora Cristina Piotto
 
Programa Resumido
I. O fracasso escolar ontem e hoje: velhos problemas, novas explicações 
1. A educação escolar no Brasil: dados históricos e atuais
2. A discussão brasileira sobre o fracasso escolar: polêmicas passadas e atuais
3. Explicações sobre o fracasso escolar: as teorias racistas
4. Psicologia, Ciência e Educação
4.1A contribuição da psicologia diferencial para a explicação do fracasso escolar
5. A “Teoria” da Carência Cultural
6. Uma visão crítica da relação entre escola e sociedade
6.1 A ruptura com a “Teoria” da Carência Cultural
6.2 A escola: redenção ou reprodução da sociedade?
II. A produção do fracasso escolar no interior da escola
1. A relação entre o sistema de ensino e o fracasso escolar
2. Mecanismos de seletividade, reprodução da desigualdade
3. A contribuição das expectativas dos professores para o desempenho escolar
4. A importância da relação professor-aluno
5. Os problemas do cotidiano escolar
5.1 Os ditos problemas de aprendizagem
5.2 A (in)disciplina na escola
5.3 A relação escola-família
 
 
 
Programa
I. O fracasso escolar ontem e hoje: velhos problemas, novas explicações 
1. A educação escolar no Brasil: dados históricos e atuais
2. A discussão brasileira sobre o fracasso escolar: polêmicas passadas e atuais
3. Explicações sobre o fracasso escolar: as teorias racistas
4. Psicologia, Ciência e Educação
4.1A contribuição da psicologia diferencial para a explicação do fracasso escolar
5. A “Teoria” da Carência Cultural
6. Uma visão crítica da relação entre escola e sociedade
6.1 A ruptura com a “Teoria” da Carência Cultural
6.2 A escola: redenção ou reprodução da sociedade?
II. A produção do fracasso escolar no interior da escola
1. A relação entre o sistema de ensino e o fracasso escolar
2. Mecanismos de seletividade, reprodução da desigualdade
3. A contribuição das expectativas dos professores para o desempenho escolar
4. A importância da relação professor-aluno
5. Os problemas do cotidiano escolar
5.1 Os ditos problemas de aprendizagem
5.2 A (in)disciplina na escola
5.3 A relação escola-família
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de exposições dialogadas e discussões. O desenvolvimento do programa pressupõe a participação ativa dos alunos, na leitura e discussão dos textos indicados, bem como na tematização e aprofundamento de questões levantadas a partir das atividades na escola campo de estágio.
Critério
Exercícios de Reflexão: peso 2,0 Apresentações de estágio: peso 2,0 Relatório Final de Estágio: peso 6,0
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita abordando todo o conteúdo programático da disciplina e relatório das atividades de estágio
 
Bibliografia
     
ANGELUCCI, Bianca. et.all. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002). Educação e Pesquisa. SP, v. 30, n1, 2004.
ASBAHR, Flávia F. S.; MEIRA, Marisa E. M. Crianças desatentas ou práticas pedagógicas sem sentido? Relações entre motivo, sentido pessoal e atenção. Nuances: estudos sobre Educação, v. 25, n. 1, p. 97-115, jan./abr. 2014.
ASBAHR, Flávia. S; Lopes, Juliana S. “A culpa é sua”. Psicologia USP. SP, v.17, n1, 2006. p. 53-73.
CASTRO, Letícia F.R.F.; PIOTTO, Débora C. Dificuldades de aprendizagem ou de ensino? Uma breve revisão de literatura em Psicologia. Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. Vitória da Conquista. Ano V, n. 9, 2007. 
COLLARES, Cecília; MOYSÉS, Maria Aparecida. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. In: Cadernos Cedes. Campinas, n, 28, p. 31-48, 1992.
CRUZ, Silvia Helena V. Representação de escola e trajetória escolar. Psicologia USP. vol. 8, n. 1, p. 91 – 111, 1997.
EIDT, N.M.: TULESKI, S.C. Discutindo a medicalização brutal em uma sociedade hiperativa. In: Meira, M.E.M.; Facci, M.G.D. (orgs). Psicologia histórico-cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. SP: Casa do psicólogo. 2007. 
HARPER, Babette et.al. Cuidado, escola! – desigualdade, domesticação e algumas saídas. 35ª ed. SP, Brasiliense, 2000.
LEITE, Dante M. Educação e relações interpessoais. In: Patto, M. H. S. (org). Introdução à psicologia escolar. 3ª ed., SP, Casa do Psicólogo, 1997. p. 301-327.
MOYSÉS, Maria Ap. Dislexia existe? Questionamentos a partir de estudos científicos. Transcrição de apresentação no evento “Dislexia, Subsídios para Políticas Públicas” promovido pelo Conselho Regional de Psicologia, São Paulo, 2009.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Pensar a educação: contribuições de Vygotsky. In: Castorina, J.A e cols. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. SP: Ática, 2005. 
____. Sobre diferenças individuais e culturais: o lugar da teoria histórico-cultural. In: Aquino, J. G. (org). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. SP: Sumus, 1997. 
PATTO, M.H.S. Quatro histórias de (re)provação escolar. In: A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. SP, TAQueiroz, 1990. p. 287 – 339. 
PATTO, Maria Helena. Introdução. Raízes históricas das concepções sobre o fracasso escolar: o triunfo de uma classe e sua visão de mundo. In: A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. SP, TAQueiroz, 1990. p. 01 – 46. 
____. Para uma crítica da razão psicométrica. Psicologia USP. SP, v. 8, n1, 1997. 
PIOTTO, Débora C. A escola e o sucesso escolar: algumas reflexões à luz de Pierre Bourdieu. Revista Vertentes. São João Del Rey, n. 33, jan/jun 2009.
POPPOVIC, Ana Maria. Atitudes e cognição do marginalizado cultural. Revista Brasileira de estudos pedagógicos. RJ, v. 57, n. 126, abr./junh. 1972.
TULESKI, Silvana C.; EIDT, Nadia M. Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo, v. 12, n. 3, p. 531-540, set./dez. 2007. 
 

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