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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961146 - Ação Pedagógica Integrada: Gestão do Processo Educativo
Integrated Pedagogical Action: Management of the Educational Process

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 50 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Carga Horária de Extensão: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Geral: Assegurar aos estagiários oportunidades diversificadas de vivências e intervenções na gestão da educação básica, na organização e gestão de sistema de ensino e nos projetos educacionais de diversas instituições, de modo a favorecer o compromisso com a qualidade do ensino e com a democratização da gestão escolar. 
Específicos: 
1. Desenvolver coletivamente propostas de estudo e intervenção em escolas públicas;
2. Observar, participar, problematizar e questionar a gestão escolar , utilizando como parâmetros as aprendizagens das várias disciplinas do curso e das inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas. 
3. elaborar propostas de organização do trabalho na escola, sob a perspectiva da democratização da gestão escolar;
4. socializar, problematizar e registrar sob a forma de relatório as observações feitas na unidade escolar.
5-Organizar e desenvolver projeto de intervenção em consonância a demandas da comunidade escolar e objetivos da disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1706916 - Teise de Oliveira Guaranha Garcia
 
Programa Resumido
O conteúdo da disciplina acompanha o desenvolvido da disciplina 5961140 com a qual  há indicação de realização em conjunto
. Políticas públicas para a educação: interfaces com a organização do trabalho na escola
- equipe administrativa;
- organização curricular;
- gestão de recursos;
2. A construção do trabalho coletivo na unidade escolar;;
• gestão escolar e projeto pedagógico;
• avaliação do projeto pedagógico como atividade coletiva
3. A participação da comunidade na gestão escolar: enfrentando desafios
- condições objetivas da participação;
-hierarquia e centralidade do diretor escolar;
- desenvolvimento de propostas com a comunidade.
4- Intervenção no campo da gestão escolar  envolvendo a comunidade escolar.
OBS: Os graduandos realizam estágios em unidades escolares vinculadas às redes públicas municipal e estadual . O estágio supervisionado é realizado em grupos, responsáveis por desenvolver projetos compreendendo três dimensões: investigação, intervenção pontual e elaboração de proposta subsidiária ao projeto pedagógico da unidade.
 
 
 
Programa
1. Políticas públicas para a educação: interfaces com a organização do trabalho na escola
- equipe administrativa;
- organização curricular;
- gestão de recursos;
2. A construção do trabalho coletivo na unidade escolar;;
• gestão escolar e projeto pedagógico;
• avaliação do projeto pedagógico como atividade coletiva
3. A participação da comunidade na gestão escolar: enfrentando desafios
- condições objetivas da participação;
-hierarquia e centralidade do diretor escolar;
- desenvolvimento de propostas com a comunidade.
OBS: Os graduandos realizam estágios em unidades escolares vinculadas às redes públicas municipal e estadual . O estágio supervisionado é realizado em grupos, responsáveis por desenvolver projetos compreendendo três dimensões: investigação, intervenção pontual e elaboração de proposta subsidiária ao projeto pedagógico da unidade.
As atividades abrangem:
1. organização e operacionalização de grupos de trabalho;
2. Observações, entrevistas, aplicação de questionários e análise documentos, visando a contextualização da escola campo;
3. intervenções pontuais no âmbito da coordenação do trabalho pedagógico;
4. Planejamento e desenvolvimento de propostas a partir da vivência de estágio, visando a qualificação do projeto pedagógico da escola campo.
5. sistematização de reflexões em relatórios e outras produções.
6- reuniões em pequenos grupos  para  reflexão  e sistematização das atividades realizads em campo
7-realização de excursão didática
 Prioriza-se o desenvolvimento de atividades em grupo, com análises individuais, a fim de que os estagiários possam vivenciar situações de trabalho coletivo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Apresentação dos temas, mediante exposição oral e/ou escrita, acompanhada de discussões abertas com a classe; 2. Revisão bibliográfica; 3. Painéis, leituras dirigidas, aulas com materiais audiovisuais.4. Estudos em grupo de temas e questões; 5. Orientação para pesquisas de campo; 6. Visitas orientadas e realização de atividades propostas; 7. Orientação e acompanhamento para o desenvolvimento de Projetos nas escolas; 8. . Realização de oficinas coordenadas pelos estudantess 9 Reuniões com grupos de estágio para fins de supervisão e orientação
Critério
Os alunos serão avaliados pelo cumprimento das atividades propostas. 1) Participação nas discussões coletivas e dinâmicas desenvolvidas em aula: peso 1. 2) Atividades e trabalhos: peso 2 3) Elaboração, desenvolvimento dos projetos de estágio e sistematização das reflexões em relatório final e projeto de intervenção: peso 7. Observação: A carga horária de estágios deve ser cumprida na íntegra. A nota final será a média ponderada das notas obtidas nas atividades listadas
Norma de Recuperação
A disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
ANTONIO, C.A. LUCINI, M.. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. CEDES . 2007, vol. 27, no. 72, pp. 177-195.
APPLE, M. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989
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BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Estabelece as diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CANDAU, V. Educação em direitos humanos : uma proposta de trabalho.[internet].1999. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_edh_proposta_trabalho.pdfRecuperado em  10 de março de 2024. 
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da Educação Pública
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GONZALES, CUBERES, M.T. El tallerde los talleres. Buenos Aires: Indufraf, 1987. https://unpabimodal.unpa.edu.ar/bibliografia/00-D0939/00-D0939_PDF/00-D0939_Cap7.pdf
GARCIA, T. O. G. ; CORREA, B. C. . O estágio supervisionado como experiência formativa para o trabalho coletivo na escola. Série-Estudos (UCDB), v. 24, p. 133-142, 
GANZELI, P. O processo de planejamento participativo da unidade escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 1, p. 26–41, 2001. DOI: 10.22633/rpge.v0i1.9129. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9129
LAVILLE,C.DIONNE,J. A construção do saber. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LINHARES, C.FAZENDA, I. TRINDADE, V. ( Orgs.). Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 1999.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Capítulo 3 Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In:_________. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, p. 35-44.
PARO, V.H. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1990.
________. Escritos sobre Educação.São Paulo, Xamã. 2001
PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010. ISSN 1517-9702. Disponível em: https://www.vitorparo.com.br/wp-content/uploads/2019/10/aeducacaoapoliticaeaadministracao.pdf
PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo, Cortez, 1994.
PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia Escolar: Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional. São Paulo: Cortez, 2011. P
PRADO, Edna. Estágio na licenciatura em Pedagogia: gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2012
RAIÇA, D. (Org). A prática de ensino: ações e reflexões. São Paulo: Editora Articulação, 2000.
RUSTE, C.D O potencial da entrevista em contexto educativo: uma experiência investigativa. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.31|n.04|p.223 - 248|Outubro-Dezembro 2015.Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/5SVJbTD9ysMTPJWC8MtzgGh/?format=pdf.
VENTORIM, S. Estágio docente. Dicionário de Verbetes. Gestrado. 2010. https://gestrado.net.br/verbetes/estagio-docente/
Obs: A esta bibliografia soma-se aquela constante nas disciplinas Gestão Educacional e Coordenação do Trabalho na Escola I e II, que fornecem os fundamentos teóricos para a atividade de estágio.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
comunidades vinculadas a escolas públicas
Objetivos da atividade
realizar Projeto de intervenção
Descrição da atividade
pesquisa temática; definição de objetivos junto com a equipe escolar; construção de ações; construção de instrumento de avaliação; intervenção; e submissão da atividade à avaliação dos participantes.
Indicadores de avaliação da atividade
instrumento de registro e reuniões

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