Geral: Assegurar aos estagiários oportunidades diversificadas de vivências e intervenções na gestão da educação básica, na organização e gestão de sistema de ensino e nos projetos educacionais de diversas instituições, de modo a favorecer o compromisso com a qualidade do ensino e com a democratização da gestão escolar. Específicos: 1. Desenvolver coletivamente propostas de estudo e intervenção em escolas públicas; 2. Observar, participar, problematizar e questionar a gestão escolar , utilizando como parâmetros as aprendizagens das várias disciplinas do curso e das inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas. 3. elaborar propostas de organização do trabalho na escola, sob a perspectiva da democratização da gestão escolar; 4. socializar, problematizar e registrar sob a forma de relatório as observações feitas na unidade escolar. 5-Organizar e desenvolver projeto de intervenção em consonância a demandas da comunidade escolar e objetivos da disciplina.
O conteúdo da disciplina acompanha o desenvolvido da disciplina 5961140 com a qual há indicação de realização em conjunto . Políticas públicas para a educação: interfaces com a organização do trabalho na escola - equipe administrativa; - organização curricular; - gestão de recursos; 2. A construção do trabalho coletivo na unidade escolar;; • gestão escolar e projeto pedagógico; • avaliação do projeto pedagógico como atividade coletiva 3. A participação da comunidade na gestão escolar: enfrentando desafios - condições objetivas da participação; -hierarquia e centralidade do diretor escolar; - desenvolvimento de propostas com a comunidade. 4- Intervenção no campo da gestão escolar envolvendo a comunidade escolar. OBS: Os graduandos realizam estágios em unidades escolares vinculadas às redes públicas municipal e estadual . O estágio supervisionado é realizado em grupos, responsáveis por desenvolver projetos compreendendo três dimensões: investigação, intervenção pontual e elaboração de proposta subsidiária ao projeto pedagógico da unidade.
1. Políticas públicas para a educação: interfaces com a organização do trabalho na escola - equipe administrativa; - organização curricular; - gestão de recursos; 2. A construção do trabalho coletivo na unidade escolar;; • gestão escolar e projeto pedagógico; • avaliação do projeto pedagógico como atividade coletiva 3. A participação da comunidade na gestão escolar: enfrentando desafios - condições objetivas da participação; -hierarquia e centralidade do diretor escolar; - desenvolvimento de propostas com a comunidade. OBS: Os graduandos realizam estágios em unidades escolares vinculadas às redes públicas municipal e estadual . O estágio supervisionado é realizado em grupos, responsáveis por desenvolver projetos compreendendo três dimensões: investigação, intervenção pontual e elaboração de proposta subsidiária ao projeto pedagógico da unidade. As atividades abrangem: 1. organização e operacionalização de grupos de trabalho; 2. Observações, entrevistas, aplicação de questionários e análise documentos, visando a contextualização da escola campo; 3. intervenções pontuais no âmbito da coordenação do trabalho pedagógico; 4. Planejamento e desenvolvimento de propostas a partir da vivência de estágio, visando a qualificação do projeto pedagógico da escola campo. 5. sistematização de reflexões em relatórios e outras produções. 6- reuniões em pequenos grupos para reflexão e sistematização das atividades realizads em campo 7-realização de excursão didática Prioriza-se o desenvolvimento de atividades em grupo, com análises individuais, a fim de que os estagiários possam vivenciar situações de trabalho coletivo.
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