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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961146 - Atividades Práticas: Gestão do Processo Educativo
Practical activities: management of the educational process

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 50 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral: Assegurar aos estagiários oportunidades diversificadas de vivência na educação básica, na organização e gestão de sistema de ensino e nos projetos educacionais de diversas instituições, de modo a favorecer o compromisso com a qualidade do ensino e com a democratização da gestão escolar.

Específicos:
1. Desenvolver coletivamente propostas de estudo e intervenção em escolas públicas;
2. Observar, participar, problematizar e questionar a gestão escolar , utilizando como parâmetros as aprendizagens das várias disciplinas do curso e das inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas.
3. elaborar propostas de organização do trabalho na escola, sob a perspectiva da democratização da gestão escolar;
4. socializar, problematizar e registrar sob a forma de relatório as observações feitas na unidade escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1706916 - Teise de Oliveira Guaranha Garcia
 
Programa Resumido
1. Políticas públicas para a educação: interfaces com a organização do trabalho na escola
- equipe administrativa;
- organização curricular;
- gestão de recursos;
2. A construção do trabalho coletivo na unidade escolar;;
• gestão escolar e projeto pedagógico;
• avaliação do projeto pedagógico como atividade coletiva
3. A participação da comunidade na gestão escolar: enfrentando desafios
- condições objetivas da participação;
-hierarquia e centralidade do diretor escolar;
- desenvolvimento de propostas com a comunidade.
OBS: Os graduandos realizam estágios em unidades escolares vinculadas às redes públicas municipal e estadual . O estágio supervisionado é realizado em grupos, responsáveis por desenvolver projetos compreendendo três dimensões: investigação, intervenção pontual e elaboração de proposta subsidiária ao projeto pedagógico da unidade.
As atividades abrangem:
1. Organização e operacionalização de grupos de trabalho;
2. Observações, entrevistas, aplicação de questionários e análise documentos, visando a contextualização da escola campo;
3. Intervenções pontuais no âmbito da coordenação do trabalho pedagógico;
4. Planejamento e desenvolvimento de propostas a partir da vivência de estágio, visando a qualificação do projeto pedagógico da escola campo.
5. Sistematização de reflexões em relatórios e outras produções.
Prioriza-se o desenvolvimento de atividades em grupo, com análises individuais, a fim de que os estagiários possam vivenciar situações de trabalho coletivo.
 
 
 
Programa
1. Políticas públicas para a educação: interfaces com a organização do trabalho na escola
- equipe administrativa;
- organização curricular;
- gestão de recursos;
2. A construção do trabalho coletivo na unidade escolar;;
• gestão escolar e projeto pedagógico;
• avaliação do projeto pedagógico como atividade coletiva
3. A participação da comunidade na gestão escolar: enfrentando desafios
- condições objetivas da participação;
-hierarquia e centralidade do diretor escolar;
- desenvolvimento de propostas com a comunidade.
OBS: Os graduandos realizam estágios em unidades escolares vinculadas às redes públicas municipal e estadual . O estágio supervisionado é realizado em grupos, responsáveis por desenvolver projetos compreendendo três dimensões: investigação, intervenção pontual e elaboração de proposta subsidiária ao projeto pedagógico da unidade..
As atividades abrangem:
1. organização e operacionalização de grupos de trabalho;
2. Observações, entrevistas, aplicação de questionários e análise documentos, visando a contextualização da escola campo;
3. intervenções pontuais no âmbito da coordenação do trabalho pedagógico;
4. Planejamento e desenvolvimento de propostas a partir da vivência de estágio, visando a qualificação do projeto pedagógico da escola campo.
5. sistematização de reflexões em relatórios e outras produções.
Prioriza-se o desenvolvimento de atividades em grupo, com análises individuais, a fim de que os estagiários possam vivenciar situações de trabalho coletivo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Apresentação dos temas, mediante exposição oral e/ou escrita, acompanhada de discussões abertas com a classe;
2. Revisão bibliográfica;
3. Painéis, leituras dirigidas, aulas com materiais audiovisuais.4. Estudos em grupo de temas e questões;
5. Orientação para pesquisas de campo;
6. Visitas orientadas e realização de atividades propostas;
7. Orientação e acompanhamento para o desenvolvimento de Projetos nas escolas;
8. Seminário de apresentação dos resultados das Atividades Práticas.
Critério
Os alunos serão avaliados pelo cumprimento das atividades propostas.
1) Participação nas discussões coletivas e dinâmicas desenvolvidas em aula: peso 1.
2) Atividades e trabalhos: peso 2
3) Elaboração, desenvolvimento dos projetos de estágio e sistematização das reflexões em relatório final: peso 7.
Observação: A carga horária de estágios deve ser cumprida na íntegra. A nota final será a média ponderada das notas obtidas nas atividades listadas
Norma de Recuperação
A disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
APPLE, M. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989
BOGDAN., R.; BIKLEN, S.. Investigação qualitativa em educação. Porto: Editora Porto, 1994.
BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1997.
GARCIA, T. O. G. ; CORREA, B. C. . O estágio supervisionado como experiência formativa para o trabalho coletivo na escola. Série-Estudos (UCDB), v. 24, p. 133-142, 2007.
LAVILLE,C.DIONNE,J. A construção do saber. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LINHARES, C.FAZENDA, I. TRINDADE, V. ( Orgs.). Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 1999.
MACHADO, L.M.FERREIRA, N. Política e Gestão da Educação: dois olhares.Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PARO, V.H. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1990.
________. Escritos sobre Educação.São Paulo, Xamã. 2001
PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo, Cortez, 1994.
_______.(Org). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.p.15-34.
RAIÇA, D. (Org). A prática de ensino: ações e reflexões. São Paulo: Editora Articulação, 2000.
VEIGA, I. P. A. (org). Projeto Político-Pedagógico da Escola.São Paulo: Papirus, 1997.
ANTONIO, C.A. LUCINI, M.. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. CEDES . 2007, vol. 27, no. 72, pp. 177-195.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da Educação Pública.

Obs: A esta bibliografia soma-se aquela constante nas disciplinas Gestão Educacional e Coordenação do Trabalho na Escola I e II, que fornecem os fundamentos teóricos para a atividade de estágio.
 

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