Geral: Assegurar aos estagiários oportunidades diversificadas de vivência na educação básica, na organização e gestão de sistema de ensino e nos projetos educacionais de diversas instituições, de modo a favorecer o compromisso com a qualidade do ensino e com a democratização da gestão escolar.Específicos: 1. Desenvolver coletivamente propostas de estudo e intervenção em escolas públicas;2. Observar, participar, problematizar e questionar a gestão escolar , utilizando como parâmetros as aprendizagens das várias disciplinas do curso e das inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas. 3. elaborar propostas de organização do trabalho na escola, sob a perspectiva da democratização da gestão escolar;4. socializar, problematizar e registrar sob a forma de relatório as observações feitas na unidade escolar.
1. Políticas públicas para a educação: interfaces com a organização do trabalho na escola- equipe administrativa;- organização curricular;- gestão de recursos;2. A construção do trabalho coletivo na unidade escolar;;• gestão escolar e projeto pedagógico;• avaliação do projeto pedagógico como atividade coletiva3. A participação da comunidade na gestão escolar: enfrentando desafios- condições objetivas da participação;-hierarquia e centralidade do diretor escolar;- desenvolvimento de propostas com a comunidade.OBS: Os graduandos realizam estágios em unidades escolares vinculadas às redes públicas municipal e estadual . O estágio supervisionado é realizado em grupos, responsáveis por desenvolver projetos compreendendo três dimensões: investigação, intervenção pontual e elaboração de proposta subsidiária ao projeto pedagógico da unidade.As atividades abrangem:1. Organização e operacionalização de grupos de trabalho;2. Observações, entrevistas, aplicação de questionários e análise documentos, visando a contextualização da escola campo;3. Intervenções pontuais no âmbito da coordenação do trabalho pedagógico;4. Planejamento e desenvolvimento de propostas a partir da vivência de estágio, visando a qualificação do projeto pedagógico da escola campo.5. Sistematização de reflexões em relatórios e outras produções.Prioriza-se o desenvolvimento de atividades em grupo, com análises individuais, a fim de que os estagiários possam vivenciar situações de trabalho coletivo.
1. Políticas públicas para a educação: interfaces com a organização do trabalho na escola- equipe administrativa;- organização curricular;- gestão de recursos;2. A construção do trabalho coletivo na unidade escolar;;• gestão escolar e projeto pedagógico;• avaliação do projeto pedagógico como atividade coletiva3. A participação da comunidade na gestão escolar: enfrentando desafios- condições objetivas da participação;-hierarquia e centralidade do diretor escolar;- desenvolvimento de propostas com a comunidade.OBS: Os graduandos realizam estágios em unidades escolares vinculadas às redes públicas municipal e estadual . O estágio supervisionado é realizado em grupos, responsáveis por desenvolver projetos compreendendo três dimensões: investigação, intervenção pontual e elaboração de proposta subsidiária ao projeto pedagógico da unidade..As atividades abrangem:1. organização e operacionalização de grupos de trabalho;2. Observações, entrevistas, aplicação de questionários e análise documentos, visando a contextualização da escola campo;3. intervenções pontuais no âmbito da coordenação do trabalho pedagógico;4. Planejamento e desenvolvimento de propostas a partir da vivência de estágio, visando a qualificação do projeto pedagógico da escola campo.5. sistematização de reflexões em relatórios e outras produções.Prioriza-se o desenvolvimento de atividades em grupo, com análises individuais, a fim de que os estagiários possam vivenciar situações de trabalho coletivo.
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