Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961147 - Análise Retórica de Discursos Pedagógicos
Rhetorical Analysis of Pedagogical Discourses

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Oferecer uma introdução à análise e produção de discursos pedagógicos fundamentada em Chaïm Perelman, Stephen Toulmin e Nathan Crick.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1403234 - Marcus Vinicius da Cunha
 
Programa Resumido
Os fundamentos e as técnicas da análise e produção de discursos pedagógicos segundo Chaïm Perelman, Stephen Toulmin e Nathan Crick, e suas contribuições para a pedagogia
 
 
 
Programa
1. Aristóteles: analítica, dialética e retórica 2. Nova retórica e layout de argumentos 3. Tradição retórica e pedagogia retórica 4. A aplicação da retórica a discursos pedagógicos
 
 
 
Avaliação
     
Método
- estudos dirigidos
- seminários
- prova individual
Critério
Desempenho em atividades dirigidas e em trabalho escrito.
Norma de Recuperação
A recuperação consistirá em prova escrita ou arguição oral relativa aos conteúdos ministrados
 
Bibliografia
     
BERTI, E. Aristóteles no século XX. São Paulo: Loyola, 1997. CRICK, Nathan. Democracy and rhetoric: John Dewey on the arts of becoming. Columbia: University of South Carolina, 2010. CUNHA, M. V. História da Educação e Retórica: ethos e pathos como meios de prova. In: SILVA, M.; VALDEMARIN, V. T. Pesquisa em educação: métodos e modos de fazer. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. Martins Fontes, 2002. TOULMIN, S. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961147

Clique para consultar o oferecimento para 5961147

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP