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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961148 - Avaliação da Aprendizagem e Prática Pedagógica
Evaluation of learning and teaching practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos subsídios teóricos e metodológicos para:
- Compreender a avaliação educacional, em especial a avaliação formativa, no contexto do pensamento pedagógico atual;
- Analisar as dimensões éticas, políticas, institucionais e pedagógicas da avaliação da aprendizagem;
- Compreender os fundamentos teóricos da avaliação e suas relações com o processo de ensino/aprendizagem;
- Desenvolver estratégias de aplicação de procedimentos relacionados à regulação e auto-regulação da aprendizagem dos alunos;
- Desenvolver habilidades para interpretar indicadores de avaliação em larga escala visando o aprimoramento da prática pedagógica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
439552 - Ana Raquel Lucato Cianflone
 
Programa Resumido
A avaliação formativa nos processos de ensino e aprendizagem. A avaliação formativa como regulação da aprendizagem, Estratégias e instrumentos de avaliação processual. Processos avaliativos e prática pedagógica. Estratégias e instrumentos de avaliação processual.
 
 
 
Programa
1. O Conceito de avaliação da aprendizagem: aspectos históricos;
2. Avaliação da aprendizagem: definições, objetivos, objetos e critérios;
3. Teorias da aprendizagem e avaliação;
4. Avaliação formativa da aprendizagem;
5. A avaliação formativa nos processos de ensino e aprendizagem;
6. A avaliação formativa como regulação da aprendizagem;
7. A avaliação da aprendizagem e (des) igualdade;
8. Processos avaliativos e prática pedagógica;
9. Estratégias e instrumentos de avaliação processual;
10. Limites e dificuldades da avaliação formativa;
11. Relações entre as avaliações formativa e somativa e esterna e interna.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, discussões em grupo, seminários.
Critério
uma prova (peso 2) e Seminário (peso 1)
Norma de Recuperação
Os alunos serão avaliados por uma prova que abordará todo o conteúdo programático da disciplina.
 
Bibliografia
     
Abrecht, R. L'evaluatión formative. Une analyse critique. Bruxelles: De Boeck, 1991. Alexander, R. Culture and Pedagogy. Oxford, Blackwell Publishing, 2000.
Barretto, E.S.S. A avaliação na educação básica entre dois modelos. Educ. Soc; v.22 n.75, 2001.
Bonboir, A. Como avaliar os alunos. Lisboa, Seara Nova, 1996.
Bonniol, J.J.; Vial, M. Modelos em avaliação educacional. Porto Alegre, Artes Médicas, 2002.
Bruner, J. Cultura, mente e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
Cardinet, J. A avaliação formativa: um problema atual. In: Allal, L.; Cardinet, J.; Perrenoud, P. A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra, Livraria Almedina, 1996.
Estrela, A.; Nóvoa, A. Avaliação em educação: novas perspectivas. Porto, Porto Editora, 1997.
Fernandes, D. Avaliar para aprender. Fundamentos, práticas e políticas. São Paulo, Editora Unesp, 2009.
_________. Por uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação; v. 19 n2, 2006.
Hadji, C. Avaliação: as regras do jogo. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
Mainardes, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem, São Paulo, Cortez, 2007.
Pellegrino, J.W.; Chudowsky, N.; Glaser, R. (eds). Knowing what students know. Washington, National Academic Press, 2012.
Perrenoud, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.
________. La construcción del éxito y del fracasso escolar. Madrid, Morata, 1999. ________. O ofício de aluno e o sentido do trabalho escolar. Porto, Porto Editora, 1999.
Shepard, L. The role of classroom assessment in teaching and learning. In: Richardson, V. (ed). Handbook of research on teaching. Wasington, American Educational Research Association, 2011.
Vianna, H.M. Avaliação educacional: teoria, planejamento e modelos. Ibrasa, São Paulo, 2000.
 

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