Oferecer aos alunos subsídios teóricos e metodológicos para:- Compreender a avaliação educacional, em especial a avaliação formativa, no contexto do pensamento pedagógico atual;- Analisar as dimensões éticas, políticas, institucionais e pedagógicas da avaliação da aprendizagem;- Compreender os fundamentos teóricos da avaliação e suas relações com o processo de ensino/aprendizagem;- Desenvolver estratégias de aplicação de procedimentos relacionados à regulação e auto-regulação da aprendizagem dos alunos;- Desenvolver habilidades para interpretar indicadores de avaliação em larga escala visando o aprimoramento da prática pedagógica.
A avaliação formativa nos processos de ensino e aprendizagem. A avaliação formativa como regulação da aprendizagem, Estratégias e instrumentos de avaliação processual. Processos avaliativos e prática pedagógica. Estratégias e instrumentos de avaliação processual.
1. O Conceito de avaliação da aprendizagem: aspectos históricos;2. Avaliação da aprendizagem: definições, objetivos, objetos e critérios;3. Teorias da aprendizagem e avaliação;4. Avaliação formativa da aprendizagem;5. A avaliação formativa nos processos de ensino e aprendizagem;6. A avaliação formativa como regulação da aprendizagem;7. A avaliação da aprendizagem e (des) igualdade;8. Processos avaliativos e prática pedagógica;9. Estratégias e instrumentos de avaliação processual;10. Limites e dificuldades da avaliação formativa;11. Relações entre as avaliações formativa e somativa e esterna e interna.
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