Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos
Pedagogical Supervising and Coordinating: theorical methodological foundations

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia (Res.CNE/CP 01, maio de 2006) a formação do pedagogo deve contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso, sendo composta pelas seguintes dimensões:
a) docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
b) gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
c) produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional (Parecer CNE/CP 05/2005: 8). É na perspectiva da gestão educacional, que se insere a disciplina Práticas de Supervisão Educacional. Tem como objetivos:
Geral: A disciplina pretende oportunizar aos estudantes do Curso de Pedagogia, por meio de análises e discussões de referenciais teórico-metodológicos, conhecimento acerca do campo de atuação do pedagogo (a), permitindo-lhe agir de forma crítico-reflexiva, como supervisor nos sistemas de ensino (Diretorias de Ensino – Rede Estadual e Municipal) e como Coordenador –Pedagógico-Educacional nas Unidades Escolares. Partindo da (re) visão da postura pessoal/ profissional, o fio condutor valorativo desta disciplina está centrado na construção de uma escola pública de qualidade social para todos.
Específicos:
1. Identificar os princípios e os elementos constitutivos do trabalho de coordenação pedagógica e supervisão pedagógica.
2. Discutir a ordenação do trabalho na unidade escolar e seus desdobramentos no plano de curso e no projeto pedagógico.
3. Oferecer subsídios ao estudante de pedagogia para coordenar o trabalho na unidade escolar e no sistema de ensino, tendo como eixos a construção partilhada do projeto educacional da escola e o desenvolvimento do currículo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917757 - Noeli Prestes Padilha Rivas
 
Programa Resumido
A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea;Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional ; Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino .
 
 
 
Programa
UNIDADE I: A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea.
1. Perspectiva de atuação do pedagogo a partir de uma abordagem crítica da educação.
2. O papel da educação escolar e a questão do conhecimento no mundo contemporâneo.
UNIDADE II: Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional.
3. Supervisão Pedagógica e Coordenação Pedagógica: a re (visão necessária): As funções dos supervisores escolares, coordenadores pedagógicos no sistema de ensino: possibilidades, tendências e perspectivas.
UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino.
4. A atuação do pedagogo escolar frente às demandas da escola pública: família, escola, comunidade.
5. A relação entre currículo e supervisão/coordenação pedagógica
6. A Pedagogia como lócus formador do gestor educacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso desenvolver-se-á mediante aulas expositivas e dialogadas, leituras, seminários e discussões, exercícios e produção de atividades de leitura ( atividades individuais), a partir de questões norteadoras.
Critério
Avaliação contínua por meio de prova, registros escritos, seminários e outras atividades.
a) Prova escrita- Peso 2
b) Relatórios individuais e grupais sobre os temas dos seminários, produção de textos/sínteses – Peso 5
c) Elaboração de texto final sobre a atuação do Pedagogo na Supervisão Escolar e ou Coordenação Pedagógica - Peso 3
Norma de Recuperação
Os estudantes que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, acerca de todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
ALARCÃO, I. Do Olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In: RANGEL, Mary. (orgs). Supervisão Pedagógica: Princípios e Práticas. Campinas (SP): Papirus, 2001.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho. A coordenação pedagógica no Estado de São Paulo nas memórias dos que participaram de sua história. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Loyola, 2010. (p.11-45).
ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Loyola, 2010.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e as questões de contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o espaço de mudança. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho. O Coordenador Pedagógico ante o desafio de articular e mobilizar a equipe escolar para tecer o projeto pedagógico. In: GUIMARÃES, Ana Archangelo; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira et al.(Org). O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p.21- 29).
ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Um dia na vida de um coordenador pedagógico de escola pública. In: PLACCO, Vera Maria Nigro; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org). O Coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. 4ª ed. . São Paulo: Loyola, 2006. (p
ALVES, Nilda e GARCIA, Regina, L. O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. São Paulo: Loyola, 1996.
_______. Formação de Professores – Pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
ANDRÉ, Marli. O cotidiano escolar, um campo de estudos. PLACCO, Vera Maria Nigro; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org). O Coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. 4ª ed. . São Paulo: Loyola, 2006. (p.9-19)
BUENO, M.S.S. Revisitar a minha ação supervisora: estratégia para explicitar e discutir caminhos e perspectivas da supervisão de ensino, em território paulista, na virada do milênio. In: MACHADO, L.M. et al. Administração & Supervisão escolar: questões para o novo milênio. São Paulo: Pioneira, 2000.
BRUNO, Eliane Bambine Gorgueira. O trabalho coletivo como espaço de formação. In: GUIMARÃES, Ana Archangelo; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira et al.(Org). O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p.13-14).
BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira et al. (Org). O Coordenador Pedagógico e a formação docente. 10ª ed. São Paulo: Loyola, 2009.
CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. In: GUIMARÃES, Ana Archangelo; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira et al.(Org). O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.
CHARLOT, Bernard. A noção de relação com o saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In: Charlot, Bernard. (Org). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed editora, 2001, p.15 a 31.
FUSARI, José Cerchi. Formação Contínua de educadores na escola e em outras situações. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira et al. (Org). O Coordenador Pedagógico e a formação docente. 10ª ed. São Paulo: Loyola, 2009. (p.17-24).
GUIMARÃES, Ana Archangelo; VILLELA. O professor-coordenador e as atividades de inicio de ano. In: BRUNO, Elaine Gambino Gorgueira et al. (Org). O coordenador pedagógico e a formação docente. 1ª ed. São Paulo: Loyola, 2009. (p.37-53).
GUIMARÃES, Ana Archangelo; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira et al.(Org). O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.
LIBÃNEO, J.C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S.G. (ORG). Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Estratégias de Coordenação do trabalho Escolar e de participação na gestão da escola. In: LIBÃNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 3ª ed. 2010.
MATE, Cecilia Hanna. O coordenador pedagógico e as reformas pedagógicas. In: BRUNO, Elaine Gambino Gorgueira et al. (Org). O coordenador pedagógico e a formação docente. 1ª ed. São Paulo: Loyola, 2009. (p.71-76).
MATE, Cecília Hanna . O coordenador pedagógico e as relações de poder na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e as questões de contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006. (p.145 -151).
MATE, Cecília Hanna. As reformas curriculares na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o espaço de mudança. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p.119-127).
MATE, Cecília Hanna. Qual a identidade do professor coordenador pedagógico? In: GUIMARÃES, Ana Archangelo; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira et al.(Org). O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p.17-20).
PINTO, Humberto de Andrade. As áreas de atuação do pedagogo escolar. In: PINTO, Humberto de Andrade . Pedagogia Escolar: Coordenação e Gestão Educacional. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
SACRISTAN, J.G. e GOMEZ, A.T.P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SEVERINO, A.J. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: EPU,1986.
SOUZA, Vera Lúcia Trevisan; PLACCO, Vera Maria Nigro. O coordenador pedagógico, a questão da autoridade e da formação de valores. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e as questões de contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006. (p. 25-39).
PLACCO, Vera Maria Nigro; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org). O Coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. 4ª ed. . São Paulo: Loyola, 2006.
SILVA, N. S.C. Supervisão Educacional: uma reflexão crítica. Petrópolis: Vozes, 1985.
________. Supervisão Educacional: Novas exigências, novos conceitos, novos Significados. In: RANGEL, Mary. (orgs). Supervisão Pedagógica: Princípios e Práticas. Campinas (SP): Papirus, 2001.
SILVA JUNIOR, Celestino A . A supervisão da educação: do autoritarismo ingênuo a vontade coletiva. São Paulo: Loyola, 1984.
_______. Organização do trabalho na escola pública: o Pedagógico, o administrativo na ação supervisora. Idéias, São Paulo, FDE, 1994,. (24).
SILVA, Moacyr da. O coordenador pedagógico e o desafio de articular as ações pedagógicas no Ciclo II do Ensino Fundamental. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Loyola, 2010. (p.111-120).
SILVA, Moacyr da. O coordenador pedagógico e a questão da participação nos órgãos colegiados. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e as questões de contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006. (p.81-91).
PLACCO, Vera Maria Nigro; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org). O Coordenador Pedagógico no confronto com o cotidiano da escola. In: PLACCO, Vera Maria Nigro; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org). O Coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. 4ª ed. . São Paulo: Loyola, 2006. (p.47-60)
RANGEL, Mary. (orgs). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas (SP):Papirus, 1997.
RANGEL, Mary;FREIRE, Wendel. (Orgs). Supervisão Escolar: avanços de conceitos e processos. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2011.(p.29-67).
TACHINARDI, V.L. O supervisor de ensino paulista: da proletarização às perspectivas de desenvolvimento profissional. São Paulo: USP, 2004. (Dissertação de Mestrado).
TORRES, Suzana Rodrigues. Reuniões Pedagógicas: espaço de encontro entre coordenadores e professores ou exigência burocrática? In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o espaço de mudança. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p.45-51).
Vianna, A.B.B. O papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores em serviço na EJA. São Paulo: USP, 2001. Cap.3. (Dissertação de Mestrado).
 

Clique para consultar os requisitos para 5961149

Clique para consultar o oferecimento para 5961149

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP