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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos
Pedagogical Supervising and Coordinating: theorical methodological foundations

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia (Res.CNE/CP 01, maio de 2006) a formação do pedagogo deve contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso, sendo composta pelas seguintes dimensões: 
a) docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
b) gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
c) produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional (Parecer CNE/CP 05/2005: 8). É na perspectiva da gestão educacional, que se insere a disciplina Práticas de Supervisão Educacional. Tem como objetivos:
Geral: A disciplina pretende oportunizar aos estudantes do Curso de Pedagogia, por meio de análises e discussões de referenciais teórico-metodológicos, conhecimento acerca do campo de atuação do pedagogo (a), permitindo-lhe agir de forma crítico-reflexiva, como supervisor nos sistemas de ensino (Diretorias de Ensino – Rede Estadual e Municipal) e como Coordenador –Pedagógico-Educacional nas Unidades Escolares. Partindo da (re) visão da postura pessoal/ profissional, o fio condutor valorativo desta disciplina está centrado na construção de uma escola pública de qualidade social para todos.
Específicos:
1. Identificar os princípios e os elementos constitutivos do trabalho de coordenação pedagógica e supervisão pedagógica.
2. Discutir a ordenação do trabalho na unidade escolar e seus desdobramentos no plano de curso e no projeto pedagógico.
3. Oferecer subsídios ao estudante de pedagogia para coordenar o trabalho na unidade escolar e no sistema de ensino, tendo como eixos a construção partilhada do projeto educacional da escola e o desenvolvimento do currículo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917757 - Noeli Prestes Padilha Rivas
 
Programa Resumido
A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea;Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional ;  Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes  de Ensino .
 
 
 
Programa
UNIDADE I: A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea.
1. Perspectiva de atuação do pedagogo a partir de uma abordagem crítica da educação.
2. O papel da educação escolar e a questão do conhecimento no mundo contemporâneo.
UNIDADE II: Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional.
3. Supervisão Pedagógica e Coordenação Pedagógica: a re (visão necessária): As funções dos supervisores escolares, coordenadores pedagógicos no sistema de ensino: possibilidades, tendências e perspectivas.
UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino.
4. A atuação do pedagogo escolar frente às demandas da escola pública: família, escola, comunidade.
5. A relação entre currículo e supervisão/coordenação pedagógica
6. A Pedagogia como lócus formador do gestor educacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso desenvolver-se-á mediante aulas expositivas e dialogadas, leituras, seminários e discussões, exercícios e produção de atividades de leitura ( atividades individuais), a partir de questões norteadoras.
Critério
Avaliação contínua por meio de prova, registros escritos, seminários e outras atividades.
a) Prova escrita- Peso 2
b) Relatórios individuais e grupais sobre os temas dos seminários, produção de textos/sínteses – Peso 5
c) Elaboração de texto final sobre a atuação do Pedagogo na Supervisão Escolar e ou Coordenação Pedagógica - Peso 3
Norma de Recuperação
Os estudantes que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, acerca de todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
ALARCÃO, I. Do Olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In: RANGEL, Mary. (orgs). Supervisão Pedagógica: Princípios e Práticas. Campinas (SP): Papirus,  2001.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho. A coordenação pedagógica no Estado de São Paulo nas memórias dos que participaram de sua história. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Loyola, 2010. (p.11-45).
ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Loyola, 2010.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e as questões de contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o espaço de mudança. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.
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ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Um dia na vida de um coordenador pedagógico de escola pública. In: PLACCO, Vera Maria Nigro; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org). O Coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. 4ª ed. . São Paulo: Loyola, 2006. (p
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MATE, Cecília Hanna. Qual a identidade do professor coordenador pedagógico? In: GUIMARÃES, Ana Archangelo; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira et al.(Org). O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p.17-20).
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SACRISTAN, J.G. e GOMEZ, A.T.P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SEVERINO, A.J. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: EPU,1986.
SOUZA, Vera Lúcia Trevisan; PLACCO, Vera Maria Nigro. O coordenador pedagógico, a questão da autoridade e da formação de valores. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e as questões de contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006. (p. 25-39).
PLACCO, Vera Maria Nigro; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org). O Coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. 4ª ed. . São Paulo: Loyola, 2006.
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SILVA, Moacyr da. O coordenador pedagógico e a questão da participação nos órgãos colegiados. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e as questões de contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006. (p.81-91).
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RANGEL, Mary. (orgs). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas (SP):Papirus, 1997.
RANGEL, Mary;FREIRE, Wendel. (Orgs). Supervisão Escolar: avanços de conceitos e processos. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2011.(p.29-67).
TACHINARDI, V.L. O supervisor de ensino paulista: da proletarização às perspectivas de desenvolvimento profissional. São Paulo: USP, 2004. (Dissertação de Mestrado).
TORRES, Suzana Rodrigues. Reuniões Pedagógicas: espaço de encontro entre coordenadores e professores ou exigência burocrática? In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro. (Org). O Coordenador Pedagógico e o espaço de mudança. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p.45-51).
Vianna, A.B.B. O papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores em serviço na EJA. São Paulo: USP, 2001. Cap.3. (Dissertação de Mestrado).
 

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