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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961152 - Estágio em Metodologia do Ensino em Química I
Internship in Teaching Methodology in Chemistry I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP e encontra-se situada no conjunto de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP na área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, possuindo como objetivos centrais:
- Oportunizar aos licenciandos, por meio de atividades formativas previstas no estágio curricular supervisionado, a ressignificação e compreensão crítica e propositiva de aspectos vivenciados na escola a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados na disciplina “Metodologia do Ensino em Química I” (cód. 5961174).
- Articular teoria e prática pedagógica na gestão da sala de aula, com foco na gestão do conhecimento e da coletividade, principalmente em relação à apropriação nas aulas de química da escola básica dos principais elementos formativos estabelecidos no currículo do Estado de São Paulo, na Base Nacional Comum Curricular e em outros documentos oficiais, como também em relação às contribuições ao currículo de Química das tecnologias de informação e comunicação, também utilizadas como instrumento de mediação das atividades formativas previstas nesta disciplina
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1470852 - Mauricio dos Santos Matos
 
Programa Resumido
Realização de estágio curricular supervisionado em aulas de Química do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas ou em outros espaços formativos não escolares, visando à ressignificação e compreensão crítica e propositiva de aspectos vivenciados na escola a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados na disciplina “Metodologia do Ensino em Química I” (cód. 5961174).
 
 
 
Programa
Realização de estágio curricular supervisionado em aulas de Química do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas ou em outros espaços formativos não escolares, visando à ressignificação e compreensão crítica e propositiva de aspectos vivenciados na escola a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados na disciplina “Metodologia do Ensino em Química I” (cód. 5961174), articulando teoria e prática pedagógica na gestão da sala de aula, com foco na gestão do conhecimento e da coletividade, principalmente em relação à apropriação nas aulas de química da escola básica dos principais elementos formativos estabelecidos no currículo do Estado de São Paulo, na Base Nacional Comum Curricular e em outros documentos oficiais, como também em relação às contribuições ao currículo de Química das tecnologias de informação e comunicação, utilizadas, também, como instrumento de mediação das atividades formativas previstas nesta disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades de estágio curricular supervisionado previstas nessa disciplina serão desenvolvidas, preferencialmente, em escola públicas, podendo também ocorrer, em casos especiais, em escolas privadas ou em outros espaços formativos. Nesse estágio, são previstas atividades de observação participativa e atividades de prestação de serviços à escola. Todos os focos de observação e referenciais teóricos a serem utilizados no estágio serão disponibilizados num site preparado especificamente para a disciplina, contendo, além dos textos de referência, indicações de textos complementares, vídeos, slides com sínteses dos conteúdos mais relevantes e outros objetos de aprendizagem que permitam ao licenciando ampliar seus conhecimentos sobre os temas para além das seleções, ênfases, recortes e priorizações assumidas pelo docente responsável. Nessa perspectiva, as tecnologias de informação e comunicação são apropriadas para além das discussões sobre as suas implicações no currículo de Química, constituindo-se, também, como um instrumento de mediação das atividades formativas previstas nessa disciplina. O estágio será coordenado por uma educadora do Departamento de Química e a disciplina não contemplará aulas presenciais semanais e sim apenas supervisões de estágio conduzidas pelo professor da disciplina antes de iniciar o estágio e antes da entrega do relatório final, como também durante o decorrer do estágio, quando necessário. As supervisões serão desenvolvidas, preferencialmente, de forma individual ou com cada um dos grupos de estágio, separadamente.
Critério
• Avaliação do caderno de campo, do relatório do estágio e das fichas de estágio, segundo os pesos descritos abaixo: - Caderno de campo: peso 3 (30%) - Relatório de estágio: peso 7 (70%) - Fichas de estágio: entrega obrigatória por se tratar de documento formal que comprova o cumprimento das horas de estágio curricular supervisionado e, portanto, determinante para a aprovação ou reprovação do licenciando na disciplina. Assim, caso haja identificação de alguma fraude no preenchimento das fichas ou não haja a entrega dessas fichas (devidamente assinadas e carimbadas) pelo licenciando até a data acordada ou, ainda, se o número de horas de estágio formalizado nas fichas for inferior ao previsto na disciplina, ocorrerá a nulidade do estágio e, consequentemente, a reprovação do aluno, zerando a sua nota.
Norma de Recuperação
Por se tratar de uma disciplina de Estágio, de caráter processual, não é prevista uma atividade pontual de recuperação.
 
Bibliografia
     
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