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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961154 - Estágio em Didática das Ciências
Internship in Didactics in Sciences

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP e encontra-se situada no conjunto de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP na área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, possuindo como objetivos centrais:
- Oportunizar aos licenciandos, por meio de atividades formativas previstas no estágio curricular supervisionado, a ressignificação e compreensão crítica e propositiva de aspectos vivenciados na escola a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados na disciplina “Didática das Ciências” (cód. 5961176)
- Articular teoria e prática pedagógica na gestão da sala de aula, com foco na gestão do conhecimento, da coletividade e do relacionamento interpessoal envolvida nos processos de ensino e aprendizagem de Química, sob a perspectiva dos principais referenciais teórico-metodológicos da Didática das Ciências, bem como em relação às contribuições das tecnologias de informação e comunicação, também utilizadas como instrumento de mediação nas atividades formativas previstas nesta disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1470852 - Mauricio dos Santos Matos
 
Programa Resumido
Realização de estágio curricular supervisionado em aulas de Química do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas ou em outros espaços formativos não escolares, visando à ressignificação e compreensão crítica e propositiva de aspectos vivenciados na escola a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados na disciplina “Didática das Ciências” (cód. 5961176).
 
 
 
Programa
Realização de estágio curricular supervisionado em aulas de Química do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas ou em outros espaços formativos não escolares, visando à ressignificação e compreensão crítica e propositiva de aspectos vivenciados na escola a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados na disciplina “Didática das Ciências” (cód. 5961176), articulando teoria e prática pedagógica na gestão da sala de aula, com foco na gestão do conhecimento, da coletividade e do relacionamento interpessoal envolvida nos processos de ensino e aprendizagem de Química, sob a perspectiva dos principais referenciais teórico-metodológicos da Didática das Ciências, bem como em relação às contribuições das tecnologias de informação e comunicação, também utilizadas como instrumento de mediação nas atividades formativas previstas nesta disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades de estágio curricular supervisionado previstas nessa disciplina serão desenvolvidas, preferencialmente, em escola públicas, podendo também ocorrer, em casos especiais, em escolas privadas ou em outros espaços formativos. Nesse estágio, são previstas atividades de observação participativa, atividades de monitoria e atividades de prestação de serviços à escola. Todos os focos de observação e referenciais teóricos a serem utilizados no estágio serão disponibilizados num site preparado especificamente para a disciplina, contendo, além dos textos de referência, indicações de textos complementares, vídeos, slides com sínteses dos conteúdos mais relevantes e outros objetos de aprendizagem que permitam ao licenciando ampliar seus conhecimentos sobre os temas para além das seleções, ênfases, recortes e priorizações assumidas pelo docente responsável. Nessa perspectiva, as tecnologias de informação e comunicação são apropriadas para além das discussões sobre as suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem da Química, constituindo-se, também, como um instrumento de mediação das atividades formativas previstas nessa disciplina. O estágio será coordenado por uma educadora do Departamento de Química e a disciplina não contemplará aulas presenciais semanais e sim apenas supervisões de estágio conduzidas pelo professor da disciplina antes de iniciar o estágio e antes da entrega do relatório final, como também durante o decorrer do estágio, quando necessário. As supervisões serão desenvolvidas, preferencialmente, de forma individual ou com cada um dos grupos de estágio, separadamente.
Critério
• Avaliação do caderno de campo, do relatório do estágio e das fichas de estágio, segundo os pesos descritos abaixo: - Caderno de campo: peso 3 (30%) - Relatório de estágio: peso 7 (70%) - Fichas de estágio: entrega obrigatória por se tratar de documento formal que comprova o cumprimento das horas de estágio curricular supervisionado e, portanto, determinante para a aprovação ou reprovação do licenciando na disciplina. Assim, caso haja identificação de alguma fraude no preenchimento das fichas ou não haja a entrega dessas fichas (devidamente assinadas e carimbadas) pelo licenciando até a data acordada ou, ainda, se o número de horas de estágio formalizado nas fichas for inferior ao previsto na disciplina, ocorrerá a nulidade do estágio e, consequentemente, a reprovação do aluno, zerando a sua nota.
Norma de Recuperação
Por se tratar de uma disciplina de Estágio, de caráter processual, não é prevista uma atividade pontual de recuperação.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Beatrice L. de; ZYLBERSZTAJN, Arden; FERRARI, Nadir. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte),  Belo Horizonte ,  v. 2, n. 2, p. 182-192,  Dec.  2000.
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MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ORDENES, Ruby; ARELLANO, Marcela, JARA Roxana, MERINO Cristian, Representaciones macroscópicas, submicroscópicas y simbólicas sobre la matéria. Educ. quím., 25(1), 46-55, 2014.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias /Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.152 p.
TALANQUER, V. Macro, Submicro, and Symbolic: The many faces of the chemistry “triplet”'. International Journal of Science Education, v.33, n.2, p. 179- 195, 2011.
ZABALA, A. A Prática Educativa . Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
 

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