Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961165 - Introdução aos Estudos da Educação
Introduction to Education Studies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
1 Estudar as relações entre a formação do conhecimento e os processos educativos;
8.3 Analisar as dimensões políticas, teóricas, técnicas e práticas da Educação;
8.4 Comparar processos formais e informais de ensino com o fim de destacar a especificidade da educação na forma escolar
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5813083 - Sergio Cesar da Fonseca
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
9.1 Conhecimento e humanização;
9.2 Reflexões sobre o aprendizado humano e a educação escolar;
9.3 A escola e o estabelecimento da noção moderna de infância;
9.4.A formação da escola contemporânea;
9.5 Relações entre Estado e sociedade e suas implicações para a organização da educação brasileira;
9.6 Discussão sobre os principais problemas sócio-educacionais da atualidade: progressão continuada, inclusão, violência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de exposições dialogadas, seminários, elaboração de resenhas e discussões em pequenos e grandes grupos.
Critério
Elaboração de resenhas, seminários e ensaios sobre temas propostos.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
CANDEAU, Vera Maria. et. al. Escola e violência. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
ENGUITA, Mariano Fernandes. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. 3a ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
POMBO, Olga (comp.). Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D´Água, 2000.
SAVATER, Fernando. O valor de Educar. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961165

Clique para consultar o oferecimento para 5961165

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP