1 Estudar as relações entre a formação do conhecimento e os processos educativos;8.3 Analisar as dimensões políticas, teóricas, técnicas e práticas da Educação;8.4 Comparar processos formais e informais de ensino com o fim de destacar a especificidade da educação na forma escolar
9.1 Conhecimento e humanização;9.2 Reflexões sobre o aprendizado humano e a educação escolar;9.3 A escola e o estabelecimento da noção moderna de infância;9.4.A formação da escola contemporânea;9.5 Relações entre Estado e sociedade e suas implicações para a organização da educação brasileira;9.6 Discussão sobre os principais problemas sócio-educacionais da atualidade: progressão continuada, inclusão, violência.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.CANDEAU, Vera Maria. et. al. Escola e violência. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. ENGUITA, Mariano Fernandes. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. 3a ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.POMBO, Olga (comp.). Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D´Água, 2000.SAVATER, Fernando. O valor de Educar. São Paulo: Martins Fontes, 1998.SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.