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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961166 - Psicologia Educacional
Educational Psychology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
1.	Introduzir ao estudo da Psicologia da Educação. 2. Conhecer e refletir criticamente sobre conceitos da psicologia, suas contribuições e implicações para a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. 3. Analisar e refletir criticamente sobre algumas questões do cotidiano escolar à luz de contribuições da Psicologia histórico-cultural.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
262441 - Débora Cristina Piotto
 
Programa Resumido
Psicologia Histórico-cultural. Contribuições da Psicologia histórico-cultural para a educação escolar.
 
 
 
Programa
1. As contribuições de Vigotski para a construção de uma abordagem histórico-cultural em psicologia: principais conceitos e implicações educacionais.
 3. O papel da escola e as contribuições da psicologia para o enfrentamento de questões do cotidiano escolar Avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de exposições dialogadas e discussões. O desenvolvimento do programa pressupõe a participação ativa dos alunos, na leitura e discussão dos textos indicados, bem como na tematização e aprofundamento de questões levantadas a partir da realização do estágio curricular.
Critério
Realização de um trabalho analítico (peso 5,0), de relatório final de estágio (peso 4,0) e de apresentações de estágio (peso 1,0). A entrega de toda a documentação comprobatória do estágio é condição para aprovação na disciplina.
Norma de Recuperação
Prova escrita abordando todo o conteúdo programático da disciplina que será realizada em data a ser agendada durante o período de recuperação previsto no calendário acadêmico. A entrega de toda a documentação comprobatória do estágio é condição para aprovação na disciplina.
 
Bibliografia
     
AGUIAR, M. M.; PIOTTO, D. C. Desigualdade à brasileira: capital étnico-racial no acesso ao ensino superior. Revista Educação (PUCRS. ONLINE). v. 41, p.478 - 491, 2018.
CASTORINA, J.A e cols. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. SP: Ática, 2005.
HARPER, BABETTE et.al. Cuidado, escola! – desigualdade, domesticação e algumas saídas. 35ª ed. SP, Brasiliense, 2000.
LURIA, LEONTIEV, VIGOTSKI et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4ª ed. SP: Centauro, 2007.
PALANGANA, I.C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 6ª ed. (rev). SP: Summus Editorial, 2015.
PASQUALINI, JC; Eidt, NM. A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da Psicologia. Revista de Educação, n.1, v1, janeiro a junho de 2013.
PATTO, M. H. S. (org). Introdução à psicologia escolar. 3ª ed., SP, Casa do Psicólogo, 1997.
PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. 4ª ed. (rev.) SP: Intermeios, 2015.
PIOTTO, Débora C. A escola e o sucesso escolar: algumas reflexões à luz de Pierre Bourdieu. Revista Vertentes. São João Del Rey, n. 33, jan/jun 2009.
SCHUCMAN, Lia V. Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana. Psicologia & Sociedade. Online, v. 26, p. 83-94, 2014.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. SP: Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ª ed. SP: Ícone editora, 2006. 
 

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