1. Introduzir ao estudo da Psicologia da Educação. 2. Conhecer e refletir criticamente sobre conceitos da psicologia, suas contribuições e implicações para a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. 3. Analisar e refletir criticamente sobre algumas questões do cotidiano escolar à luz de contribuições da Psicologia histórico-cultural.
Psicologia Histórico-cultural. Contribuições da Psicologia histórico-cultural para a educação escolar.
1. As contribuições de Vigotski para a construção de uma abordagem histórico-cultural em psicologia: principais conceitos e implicações educacionais. 3. O papel da escola e as contribuições da psicologia para o enfrentamento de questões do cotidiano escolar Avaliação
AGUIAR, M. M.; PIOTTO, D. C. Desigualdade à brasileira: capital étnico-racial no acesso ao ensino superior. Revista Educação (PUCRS. ONLINE). v. 41, p.478 - 491, 2018. CASTORINA, J.A e cols. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. SP: Ática, 2005. HARPER, BABETTE et.al. Cuidado, escola! – desigualdade, domesticação e algumas saídas. 35ª ed. SP, Brasiliense, 2000. LURIA, LEONTIEV, VIGOTSKI et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4ª ed. SP: Centauro, 2007. PALANGANA, I.C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 6ª ed. (rev). SP: Summus Editorial, 2015. PASQUALINI, JC; Eidt, NM. A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da Psicologia. Revista de Educação, n.1, v1, janeiro a junho de 2013. PATTO, M. H. S. (org). Introdução à psicologia escolar. 3ª ed., SP, Casa do Psicólogo, 1997. PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. 4ª ed. (rev.) SP: Intermeios, 2015. PIOTTO, Débora C. A escola e o sucesso escolar: algumas reflexões à luz de Pierre Bourdieu. Revista Vertentes. São João Del Rey, n. 33, jan/jun 2009. SCHUCMAN, Lia V. Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana. Psicologia & Sociedade. Online, v. 26, p. 83-94, 2014. VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. SP: Martins Fontes, 2009. VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ª ed. SP: Ícone editora, 2006.