Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961170 - Introdução aos Estudos Sobre Educação
Introduction to Studies about Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Estudar as relações entre a formação do conhecimento e os processos educativos; Analisar as dimensões políticas, teóricas, técnicas e práticas da Educação;
Propiciar uma visão ampla e crítica dos temas e problemas presentes na área da Educação a partir da contribuição da História, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Antropologia e Economia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5813083 - Sergio Cesar da Fonseca
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Conhecimento e humanização;
Reflexões sobre o aprendizado humano e a educação escolar;
A escola e o estabelecimento da noção moderna de infância;
A formação da escola contemporânea;
Relações entre Estado e sociedade e suas implicações para a organização da educação brasileira;
Discussão sobre os principais problemas sócio-educacionais da atualidade: progressão continuada, inclusão, violência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades serão desenvolvidas, basicamente, de acordo com os seguintes procedimentos: 1. Introdução do tema, mediante exposição feita pelo professor;2. Estudos realizados pelos alunos (as) sobre o tema em análise a partir de leituras previamente indicadas;3. Debates abertos ou dirigidos, com base nos estudos preparatórios efetuados pelos alunos;4. Sistematização dos debates e síntese do tema, pelo professor
Critério
) Provas escritas - valor 80% b) Relatórios e resenhas individuais sobre os temas dos seminários, trabalhos de classe e exercícios - 20%
Norma de Recuperação
Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
CANDEAU, Vera Maria. et. al. Escola e violência. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
ENGUITA, Mariano Fernandes. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
POMBO, Olga (comp.). Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D´Água, 2000.
SAVATER, Fernando. O valor de Educar. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961170

Clique para consultar o oferecimento para 5961170

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP