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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961174 - Metodologia do Ensino em Química I
Teaching Methodology in Chemistry I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Essa disciplina faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP e encontra-se situada no conjunto de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP na área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, possuindo uma articulação com a área específica (Química) e com a área de Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação, mais especificamente com a disciplina “Política e Gestão Educacional no Brasil (cód. 5961119)”. 
Como objetivo central, a disciplina propõe:
Oportunizar aos licenciandos momentos formativos de discussão, reflexão, análise e proposição que lhes permitam
•	apropriar-se dos diferentes aspectos concernentes à gestão da sala de aula, com ênfase na gestão do conhecimento e da coletividade por meio do reconhecimento e análise do conteúdo dos principais documentos oficiais da Educação Básica Brasileira e dos principais materiais didáticos de Química do Ensino Médio, sempre considerando as características e especificidades do Ensino de Química.
•	desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo por meio da prática como componente curricular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1470852 - Mauricio dos Santos Matos
 
Programa Resumido
A temática relativa à gestão da sala de aula será desenvolvida com ênfase na gestão do conhecimento e da coletividade, sempre considerando as características e especificidades do Ensino de Química. Em relação à gestão do conhecimento químico, serão caracterizadas as relações entre os diferentes tipos de conhecimento (científico, escolar, cotidiano etc.) a partir dos conceitos de transposição didática e recontextualização, bem como entre os diferentes tipos de conteúdo (conceitual, procedimental, factual e atitudinal) presentes nos materiais didáticos de Química e nos principais documentos oficiais da Educação Básica Brasileira, sendo também analisados os objetivos do ensino de Química e a função educativa apregoada à presença de alguns elementos, tais como: competências, habilidades, contextualização, processos investigativos e tecnologias de informação e comunicação (TICs). Em relação à gestão da coletividade, serão caracterizadas as diferentes formas de agrupamento dos estudantes, tanto no âmbito da escola como no âmbito de uma classe/grupo, explicitando-se os limites e adequações de cada forma de agrupamento em relação aos diferentes tipos de conteúdo, competências e habilidades previstas para serem desenvolvidas numa aula de Química.
 
 
 
Programa
1.	As dimensões da gestão da sala de aula: relacionamento interpessoal, organização da coletividade e trabalho com o conhecimento
2.	A organização social no âmbito da escola e no âmbito de uma classe/grupo: As características dos diferentes tipos de agrupamentos e suas implicações na gestão da sala de aula
3.	Características e relações entre os conhecimentos (escolar, cotidiano, científico etc.) e os conceitos de recontextualização, transposição didática e o modelo KVP.
4.	A Natureza da Ciência e o Ensino de Química: abordagens consensuais e essencialistas versus abordagens contextuais e flexíveis da natureza da Ciência
5.	O histórico das mudanças no Ensino Médio e suas implicações para o Ensino de Química
6.	Os objetivos do ensino de Química e a função educativa apregoada às temáticas envolvendo os conceitos de competência, habilidade, contextualização, processos investigativos e novas tecnologias presentes no Currículo de Química do Estado de São Paulo e nos demais documentos oficiais da Educação Básica (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Plano Nacional de Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM, PCN+))
7.	A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): explicitação dos marcos legais e fundamentos pedagógicos; análise crítica do documento e compreensão das implicações para o Ensino de Química
8.	Materiais e livros didáticos de Química: reconhecimento e análise crítica
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida, predominantemente, por meio de aulas expositivo-dialogadas, discussões em grupo, análise individual e coletiva de textos e trabalhos práticos de caráter analítico e propositivo, sempre buscando inserir diferentes recursos didáticos e tecnológicos no desenvolvimento da disciplina. Todo o conteúdo da disciplina será disponibilizado num site preparado especificamente para a disciplina, contendo, além dos textos de referência das aulas, indicações de textos complementares, vídeos, slides utilizados nas aulas e outros objetos de aprendizagem que permitam ao licenciando ampliar seus conhecimentos sobre os temas desenvolvidos na disciplina para além das seleções, ênfases, recortes e priorizações assumidas pelo docente responsável. A prática como componente curricular será desenvolvida por meio de trabalhos a serem realizados pelos licenciandos no decorrer da disciplina, sempre na perspectiva de desenvolver no aluno o conhecimento pedagógico do conteúdo, propondo um encontro do conhecimento sobre um determinado objeto de ensino, com o conhecimento pedagógico de como se aprende e como se ensina esse conteúdo.
Critério
A avaliação será realizada por meio do uso de diferentes instrumentos, com diferentes pesos na nota final da disciplina, conforme segue: • 2 provas escritas, presenciais e com consulta aos materiais da disciplina: 35% (ou peso 3,5) cada prova; • Conjunto de trabalhos de caráter analítico e propositivo a serem desenvolvidos pelos licenciandos após cada aula da disciplina, dentro das horas-trabalho previstas, estando esse conjunto de trabalhos associados diretamente às 15 horas de Prática como componente curricular: 30% (ou peso 3,0). O aluno que obtiver a nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) será aprovado.
Norma de Recuperação
Prova escrita, cobrindo todo o programa, a ser realizada durante o período de férias. O aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) será considerado aprovado
 
Bibliografia
     
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