Essa disciplina faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP e encontra-se situada no conjunto de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP na área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, possuindo uma articulação com a área específica (Química) e com a área de Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação, mais especificamente com a disciplina “Política e Gestão Educacional no Brasil (cód. 5961119)”. Como objetivo central, a disciplina propõe: Oportunizar aos licenciandos momentos formativos de discussão, reflexão, análise e proposição que lhes permitam • apropriar-se dos diferentes aspectos concernentes à gestão da sala de aula, com ênfase na gestão do conhecimento e da coletividade por meio do reconhecimento e análise do conteúdo dos principais documentos oficiais da Educação Básica Brasileira e dos principais materiais didáticos de Química do Ensino Médio, sempre considerando as características e especificidades do Ensino de Química. • desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo por meio da prática como componente curricular.
A temática relativa à gestão da sala de aula será desenvolvida com ênfase na gestão do conhecimento e da coletividade, sempre considerando as características e especificidades do Ensino de Química. Em relação à gestão do conhecimento químico, serão caracterizadas as relações entre os diferentes tipos de conhecimento (científico, escolar, cotidiano etc.) a partir dos conceitos de transposição didática e recontextualização, bem como entre os diferentes tipos de conteúdo (conceitual, procedimental, factual e atitudinal) presentes nos materiais didáticos de Química e nos principais documentos oficiais da Educação Básica Brasileira, sendo também analisados os objetivos do ensino de Química e a função educativa apregoada à presença de alguns elementos, tais como: competências, habilidades, contextualização, processos investigativos e tecnologias de informação e comunicação (TICs). Em relação à gestão da coletividade, serão caracterizadas as diferentes formas de agrupamento dos estudantes, tanto no âmbito da escola como no âmbito de uma classe/grupo, explicitando-se os limites e adequações de cada forma de agrupamento em relação aos diferentes tipos de conteúdo, competências e habilidades previstas para serem desenvolvidas numa aula de Química.
1. As dimensões da gestão da sala de aula: relacionamento interpessoal, organização da coletividade e trabalho com o conhecimento 2. A organização social no âmbito da escola e no âmbito de uma classe/grupo: As características dos diferentes tipos de agrupamentos e suas implicações na gestão da sala de aula 3. Características e relações entre os conhecimentos (escolar, cotidiano, científico etc.) e os conceitos de recontextualização, transposição didática e o modelo KVP. 4. A Natureza da Ciência e o Ensino de Química: abordagens consensuais e essencialistas versus abordagens contextuais e flexíveis da natureza da Ciência 5. O histórico das mudanças no Ensino Médio e suas implicações para o Ensino de Química 6. Os objetivos do ensino de Química e a função educativa apregoada às temáticas envolvendo os conceitos de competência, habilidade, contextualização, processos investigativos e novas tecnologias presentes no Currículo de Química do Estado de São Paulo e nos demais documentos oficiais da Educação Básica (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Plano Nacional de Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM, PCN+)) 7. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): explicitação dos marcos legais e fundamentos pedagógicos; análise crítica do documento e compreensão das implicações para o Ensino de Química 8. Materiais e livros didáticos de Química: reconhecimento e análise crítica
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