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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961175 - Metodologia do Ensino em Química II
Teaching Methodology in Chemistry II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP e encontra-se situada no conjunto de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP na área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, possuindo uma articulação com a área específica (Química) e com a área de Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação, mais especificamente com a disciplina “Psicologia Educacional” (cód. 5961166)”. 
Como objetivo central, a disciplina propõe:
Oportunizar aos licenciandos momentos formativos de discussão, reflexão, análise e proposição que lhes permitam 
•	apropriar-se dos diferentes aspectos concernentes ao processo de ensino e aprendizagem dos principais conceitos de química trabalhados na educação básica e as implicações das diferentes abordagens psicológicas para a compreensão e facilitação do processo de ensino e aprendizagem da química.
•	desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo por meio da prática como componente curricular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1446458 - Marcelo Tadeu Motokane
1470852 - Mauricio dos Santos Matos
 
Programa Resumido
A disciplina será desenvolvida com ênfase nos aspectos concernentes ao processo de ensino e aprendizagem dos principais conceitos de química trabalhados na educação básica e as implicações das diferentes abordagens psicológicas na compreensão desse processo.
 
 
 
Programa
1.	Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem de Ciências
2.	Contribuições históricas das diferentes abordagens da Psicologia (comportamental, cognitiva, histórico-cultural) para a compreensão e facilitação do processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos
3.	A aprendizagem por descoberta e o Movimento das concepções alternativas: as concepções alternativas dos estudantes sobre os principais conceitos de Química trabalhados na educação básica
4.	A abordagem da análise do comportamento para a aprendizagem da química
5.	Contribuições da abordagem cognitiva da aprendizagem: Aprendizagem significativa versus aprendizagem mecânica; Mapas conceituais, organizadores prévios e materiais instrucionais potencialmente significativos
6.	A abordagem histórico-cultural para a compreensão da formação de conceitos químicos a partir da negociação de significados: a perspectiva de mudança conceitual para a de perfil conceitual; a teoria da atividade
7.	O papel da linguagem, da experimentação, da contextualização e das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos
8.	O processo de ensino e aprendizagem de química segundo a Base Nacional Comum Curricular e o currículo de Química do Estado de São Paulo
9.	Avaliação da aprendizagem: aprendizagem versus exame
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida, predominantemente, por meio de aulas expositivo-dialogadas, discussões em grupo, análise individual e coletiva de textos e trabalhos práticos de caráter analítico e propositivo, sempre buscando inserir diferentes recursos didáticos e tecnológicos no desenvolvimento da disciplina. Todo o conteúdo da disciplina será disponibilizado num site preparado especificamente para a disciplina, contendo, além dos textos de referência das aulas, indicações de textos complementares, vídeos, slides utilizados nas aulas e outros objetos de aprendizagem que permitam ao licenciando ampliar seus conhecimentos sobre os temas desenvolvidos na disciplina para além das seleções, ênfases, recortes e priorizações assumidas pelo docente responsável. A prática como componente curricular será desenvolvida por meio de trabalhos a serem realizados pelos licenciandos no decorrer da disciplina, sempre na perspectiva de desenvolver no aluno o conhecimento pedagógico do conteúdo, propondo um encontro do conhecimento sobre um determinado objeto de ensino, com o conhecimento pedagógico de como se aprende e como se ensina esse conteúdo.
Critério
A avaliação será realizada por meio do uso de diferentes instrumentos, com diferentes pesos na nota final da disciplina, conforme segue: • 2 provas escritas, presenciais e com consulta aos materiais da disciplina: 35% (ou peso 3,5) cada prova; • Conjunto de trabalhos de caráter analítico e propositivo a serem desenvolvidos pelos licenciandos após cada aula da disciplina, dentro das horas-trabalho previstas, estando esse conjunto de trabalhos associados diretamente às 15 horas de Prática como componente curricular: 30% (ou peso 3,0). O aluno que obtiver a nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) será considerado aprovado.
Norma de Recuperação
Prova escrita, cobrindo todo o programa, a ser realizada durante o período de férias. O aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) será considerado aprovado.
 
Bibliografia
     
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