Esta disciplina faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP e encontra-se situada no conjunto de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP na área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, possuindo uma articulação com a área específica (Química) e com a área de Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação, mais especificamente com a disciplina “Psicologia Educacional” (cód. 5961166)”. Como objetivo central, a disciplina propõe: Oportunizar aos licenciandos momentos formativos de discussão, reflexão, análise e proposição que lhes permitam • apropriar-se dos diferentes aspectos concernentes ao processo de ensino e aprendizagem dos principais conceitos de química trabalhados na educação básica e as implicações das diferentes abordagens psicológicas para a compreensão e facilitação do processo de ensino e aprendizagem da química. • desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo por meio da prática como componente curricular.
A disciplina será desenvolvida com ênfase nos aspectos concernentes ao processo de ensino e aprendizagem dos principais conceitos de química trabalhados na educação básica e as implicações das diferentes abordagens psicológicas na compreensão desse processo.
1. Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem de Ciências 2. Contribuições históricas das diferentes abordagens da Psicologia (comportamental, cognitiva, histórico-cultural) para a compreensão e facilitação do processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos 3. A aprendizagem por descoberta e o Movimento das concepções alternativas: as concepções alternativas dos estudantes sobre os principais conceitos de Química trabalhados na educação básica 4. A abordagem da análise do comportamento para a aprendizagem da química 5. Contribuições da abordagem cognitiva da aprendizagem: Aprendizagem significativa versus aprendizagem mecânica; Mapas conceituais, organizadores prévios e materiais instrucionais potencialmente significativos 6. A abordagem histórico-cultural para a compreensão da formação de conceitos químicos a partir da negociação de significados: a perspectiva de mudança conceitual para a de perfil conceitual; a teoria da atividade 7. O papel da linguagem, da experimentação, da contextualização e das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos 8. O processo de ensino e aprendizagem de química segundo a Base Nacional Comum Curricular e o currículo de Química do Estado de São Paulo 9. Avaliação da aprendizagem: aprendizagem versus exame
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