Esta disciplina faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP e encontra-se situada no conjunto de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP na área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, possuindo uma articulação com a área específica (Química) e com a área de Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação, mais especificamente com a disciplina “Didática Geral” (cód. 5961120)”. Como objetivo central, a disciplina propõe: - Oportunizar aos licenciandos momentos formativos de discussão, reflexão, análise e proposição que lhes permitam: • apropriar-se dos diferentes aspectos didáticos relativos ao Ensino de Ciências, focalizando a apropriação conceitual desses aspectos e sua efetiva apropriação no planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas envolvendo diferentes conceitos de Química trabalhados no Ensino Médio. • desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo por meio da prática como componente curricular.
A disciplina será desenvolvida com ênfase nos principais aspectos didáticos relativos ao Ensino de Ciências, focalizando a apropriação conceitual desses aspectos e sua efetiva apropriação no planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas envolvendo diferentes conceitos de Química trabalhados no Ensino Médio.
1. Sequência didática e planejamento das atividades formativas 2. O ensino de Química por meio da Problematização 3. Contextualização Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o ensino de Química 4. As analogias e metáforas no ensino de Química: limites e possibilidades 5. Os três níveis de representação ou compreensão do conhecimento químico (macroscópico ou fenomenológico, representacional ou simbólico, e submicroscópico ou teórico-conceitual) 6. Processos investigativos e o ensino de Química 7. Alfabetização científica, letramento científico e enculturação científica 8. Currículo de Química e a Base Nacional Comum Curricular: organização dos conteúdos e desenvolvimento de competências e habilidades 9. Tecnologias emergentes e o ensino de Química 10. História da Ciência e Ensino da Química 11. Argumentação e ensino de Química
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