Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961176 - Didática das Ciências
Didactics in Sciences

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP e encontra-se situada no conjunto de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP na área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, possuindo uma articulação com a área específica (Química) e com a área de Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação, mais especificamente com a disciplina “Didática Geral” (cód. 5961120)”. 
Como objetivo central, a disciplina propõe:
- Oportunizar aos licenciandos momentos formativos de discussão, reflexão, análise e proposição que lhes permitam:
•	apropriar-se dos diferentes aspectos didáticos relativos ao Ensino de Ciências, focalizando a apropriação conceitual desses aspectos e sua efetiva apropriação no planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas envolvendo diferentes conceitos de Química trabalhados no Ensino Médio.
•	desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo por meio da prática como componente curricular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1470852 - Mauricio dos Santos Matos
 
Programa Resumido
A disciplina será desenvolvida com ênfase nos principais aspectos didáticos relativos ao Ensino de Ciências, focalizando a apropriação conceitual desses aspectos e sua efetiva apropriação no planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas envolvendo diferentes conceitos de Química trabalhados no Ensino Médio.
 
 
 
Programa
1.	Sequência didática e planejamento das atividades formativas
2.	O ensino de Química por meio da Problematização
3.	Contextualização Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o ensino de Química
4.	As analogias e metáforas no ensino de Química: limites e possibilidades
5.	Os três níveis de representação ou compreensão do conhecimento químico (macroscópico ou fenomenológico, representacional ou simbólico, e submicroscópico ou teórico-conceitual)
6.	Processos investigativos e o ensino de Química
7.	Alfabetização científica, letramento científico e enculturação científica
8.	Currículo de Química e a Base Nacional Comum Curricular: organização dos conteúdos e desenvolvimento de competências e habilidades
9.	Tecnologias emergentes e o ensino de Química
10.	História da Ciência e Ensino da Química
11.	Argumentação e ensino de Química
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida, predominantemente, por meio de aulas expositivo-dialogadas, discussões em grupo, análise individual e coletiva de textos e trabalhos práticos de caráter analítico e propositivo, sempre buscando inserir diferentes recursos didáticos e tecnológicos no desenvolvimento da disciplina. Todo o conteúdo da disciplina será disponibilizado num site preparado especificamente para a disciplina, contendo, além dos textos de referência das aulas, indicações de textos complementares, vídeos, slides utilizados nas aulas e outros objetos de aprendizagem que permitam ao licenciando ampliar seus conhecimentos sobre os temas desenvolvidos na disciplina para além das seleções, ênfases, recortes e priorizações assumidas pelo docente responsável. A prática como componente curricular será desenvolvida por meio de trabalhos a serem realizados pelos licenciandos no decorrer da disciplina, sempre na perspectiva de desenvolver no aluno o conhecimento pedagógico do conteúdo, propondo um encontro do conhecimento sobre um determinado objeto de ensino, com o conhecimento pedagógico de como se aprende e como se ensina esse conteúdo.
Critério
A avaliação será realizada por meio do uso de diferentes instrumentos, com diferentes pesos na nota final da disciplina, conforme segue: • 2 provas escritas, presenciais e com consulta aos materiais da disciplina: 35% (ou peso 3,5) cada prova; • Conjunto de trabalhos de caráter analítico e propositivo a serem desenvolvidos pelos licenciandos após cada aula da disciplina, dentro das horas-trabalho previstas, estando esse conjunto de trabalhos associados diretamente às 15 horas de Prática como componente curricular: 30% (ou peso 3,0).
Norma de Recuperação
Prova escrita, cobrindo todo o programa, a ser realizada durante o período de férias. O aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) será considerado aprovado.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Beatrice L. de; ZYLBERSZTAJN, Arden; FERRARI, Nadir. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte),  Belo Horizonte ,  v. 2, n. 2, p. 182-192,  Dec.  2000.
ASTOLFI, J. P. e DEVELAY, M. A didática das ciências. 4a. edição. Campinas: Papirus, 1995.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. 11ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. MEC. Brasília, DF, 2017.
JOHNSTONE, A. (1991). Why is Science difficult to learn? Things are seldom what they seem. Journal of Computer Assisted Learning, 7, 75-83.
LOPES, R. M.; SILVA FILHO, M. V.; MARSDEN, M., ALVES, N. G.; Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino de química toxicológica; Quim. Nova, Vol. 34, No. 07, 1275-1280, 2011.
MATOS, Mauricio dos Santos. Linguagem e Tecnologia. In: ASSOLINI, F. E. P; LASTÓRIA, A. C. (Org.). Diferentes linguagens no contexto escolar. Florianópolis, SC: Insular, 2013. 
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ORDENES, Ruby; ARELLANO, Marcela, JARA Roxana, MERINO Cristian, Representaciones macroscópicas, submicroscópicas y simbólicas sobre la matéria. Educ. quím., 25(1), 46-55, 2014.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias /Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.152 p.
TALANQUER, V. Macro, Submicro, and Symbolic: The many faces of the chemistry “triplet”'. International Journal of Science Education, v.33, n.2, p. 179- 195, 2011.
ZABALA, A. A Prática Educativa . Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961176

Clique para consultar o oferecimento para 5961176

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP