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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961177 - Estágio Integrado Interdisciplinar
Interdisciplinary Integrated Internship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina de estágio curricular supervisionado faz parte do currículo do curso de Licenciatura em Química da FFCLRP e encontra-se situada no conjunto de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP na área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, possuindo como objetivo central:
Oportunizar momentos formativos que permitam ao licenciando 
•	planejar e executar um minicurso temático interdisciplinar junto a alunos e professores da Educação Básica, explorando diferentes teorias, abordagens, metodologias e concepções pedagógicas trabalhadas nas disciplinas da área de Fundamentos Metodológicos do Ensino. 
•	Reconhecer e propor relações entre conteúdos de Química e conteúdos de outras áreas do saber por meio de situações-problema de caráter interdisciplinar
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1470852 - Mauricio dos Santos Matos
 
Programa Resumido
Planejamento e execução de um minicurso temático interdisciplinar direcionado a alunos da Educação básica, explorando diferentes teorias, abordagens, metodologias e concepções pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas da área de Fundamentos Metodológicos do Ensino.
 
 
 
Programa
Planejamento e execução de um minicurso temático interdisciplinar direcionado a alunos da Educação básica, explorando diferentes teorias, abordagens, metodologias e concepções pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas da área de Fundamentos Metodológicos do Ensino, configurando-se como a última etapa formativa envolvendo os fundamentos metodológicos do Ensino de Química, com foco no reconhecimento e proposição de relações entre conteúdos de Química e conteúdos de outras áreas do saber, por meio de situações-problema de caráter interdisciplinar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades de estágio curricular supervisionado previstas nesta disciplina poderão ser desenvolvidas tanto em escolas públicas como em escolas privadas, podendo também ocorrer em outros espaços formativos dentro e fora da universidade, conforme as diretrizes estabelecidas pelo professor responsável pela disciplina. Neste estágio, são previstas atividades de planejamento e execução de um minicurso temático interdisciplinar, explorando diferentes teorias, abordagens, metodologias e concepções pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas da área de Fundamentos Metodológicos do Ensino. Todos os detalhes e normas do estágio serão disponibilizados num site preparado especificamente para a disciplina, contendo, além dos textos de referência, indicações de textos complementares, vídeos, slides com sínteses dos conteúdos mais relevantes e outros objetos de aprendizagem que permitam ao licenciando ampliar seus conhecimentos sobre os temas para além das seleções, ênfases, recortes e priorizações assumidas pelo docente responsável. O estágio será coordenado por uma educadora do Departamento de Química e a disciplina não contemplará aulas presenciais semanais e sim apenas supervisões de estágio conduzidas pelo professor da disciplina antes de iniciar o estágio e antes da entrega do relatório final, como também durante o decorrer do estágio, quando necessário. As supervisões serão desenvolvidas, preferencialmente, de forma individual ou com cada um dos grupos de estágio, separadamente.
Critério
• Avaliação do planejamento e execução do minicurso, segundo os pesos descritos abaixo: - Planejamento da sequência didática do minicurso: peso 3 (30%) - Participação nas supervisões: peso 1,5 (15%) - Execução do minicurso: peso 2,0 (20%) - Estruturação de um site com todos os elementos do minicurso: peso 3,5 (35%) - Fichas de estágio: entrega obrigatória por se tratar de documento formal que comprova o cumprimento das horas de estágio curricular supervisionado e, portanto, determinante para a aprovação ou reprovação do licenciando na disciplina. Assim, caso haja identificação de alguma fraude no preenchimento das fichas ou não haja a entrega dessas fichas (devidamente assinadas e carimbadas) pelo licenciando até a data acordada ou, ainda, se o número de horas de estágio formalizado nas fichas for inferior ao previsto na disciplina, ocorrerá a nulidade do estágio e, consequentemente, a reprovação do aluno, zerando a sua nota.
Norma de Recuperação
Por se tratar de uma disciplina de Estágio, de caráter processual, não é prevista uma atividade pontual de recuperação
 
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