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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961178 - Oficinas de Ensino de Biologia I
Workshop of Biology Teaching I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: Subsidiar a disciplina-estágio "Prática de Ensino de Biologia I" na qual os licenciandos realizam estágios nas escolas de ensino médio, desenvolvendo atividades de prestação de serviços à comunidade escolar, de docência e de análise das condições educacionais.
Específicos:
1. Elaborar e aplicar instrumentos de pesquisa sobre as concepções prévias e as 	características de aprendizagem dos alunos para desenvolver planos de ensino.
2. Elaborar e aplicar instrumentos de pesquisa para verificar as condições educacionais das escolas-campos de estágio, a fim de conhecer o contexto educacional em que os projetos de estágios serão desenvolvidos.
3. A partir dos dados investigados acima, elaborar os projetos de ensino a serem 	desenvolvidos nas escolas. 
4. Selecionar, organizar e preparar materiais didáticos para o desenvolvimento das 	atividades de prestação de serviços e de docência.
5. Supervisionar os estágios desenvolvidos pelos licenciandos, para discutir aspectos 	teóricos e práticos das intervenções realizadas pelos licenciandos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65820 - Clarice Sumi Kawasaki
 
Programa Resumido
Subsidiar a disciplina-estágio “Prática de Ensino de Biologia I” na qual os licenciandos realizam estágios nas escolas de ensino médio, desenvolvendo atividades de prestação de serviços à comunidade escolar, de auxílio à docência e de análise das condições educacionais.
 
 
 
Programa
1) Escolas-campo de estágio.
2) As condições de ensino e de aprendizagem: do conhecimento científico ao 	conhecimento escolar.
3) Seleção e organização de conteúdos.
4) Gestão do tempo e espaço na sala de aula.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Estudos em grupo de temas e questões relacionados ao estágio. Análises e discussões dos resultados. 2. Orientação para o desenvolvimento dos estágios supervisionados. 3. Supervisão dos estágios. Atividades de Extensão: 25h - Produção de materiais didáticos e de divulgação científica e educacional, tais como: material digital "Rapidinhas da Ciência" e podcasts do Drops de Hortelã (10 horas) - Atividades junto aos professores, alunos e comunidade escolar, tais como, feiras de ciências, exposições de arte e ciência, plantão de dúvidas para vestibulares, Drops de Hortelã (programa artístico-cultural de Educação Ambiental (15 horas)
Critério
1. Freqüência e participação nas supervisões de estágio. Peso 6,0. 2. Resultados das pesquisas sobre as condições de ensino, aprendizagem e educacionais. Peso 2,0. 3. Preparação de materiais pedagógicos pelos licenciandos para as atividades de estágio. Peso 2,0.
Norma de Recuperação
A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo. Todavia se isto não for possível, não haverá possibilidade de recuperação, já que, trata-se de uma disciplina-estágio na qual a maior parte das atividades ocorre nas escolas-campo de estágio, em período escolar.
 
Bibliografia
     
BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Editora Ática, 1998.
FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no 1° grau. São Paulo, Atual, 1987.
FREITAS, O. Didática da História Natural. MEC, s.d.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo, EPU, 1987.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, Editora Harper & Row do Brasil Ltda, 2a ed. , 1986.
ZABALA, A. A Prática docente. São Paulo: Artmed, 1988.
 

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