Geral: Subsidiar a disciplina-estágio "Prática de Ensino de Biologia II" na qual os licenciandos realizam estágios nas escolas de ensino médio, desenvolvendo projetos temáticos de ensino de Biologia. O desenvolvimento destes projetos prevê etapas de análise da situação de ensino, planejamento e intervenção, por meio de aulas, palestras, atividades práticas e outras atividades extra-escolares.Específicos:1. A partir do planejamento dos projetos temáticos de ensino de Biologia, selecionar, organizar e preparar materiais didáticos relacionados aos temas escolhidos.2. Conhecer e experimentar esses diferentes materiais didáticos: textos, materiais áudio visuais, materiais de laboratório, multimídia, computadores, etc. no Laife/DPE (Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador), para explorar as diferentes abordagens pedagógicas que esses materiais possibilitam e discutir as implicações destes para o ensino de Biologia.3. Supervisionar os estágios desenvolvidos pelos licenciandos, para discutir aspectos teóricos e práticos das intervenções realizadas por eles.
Subsidiar a disciplina-estágio “Prática de Ensino de Biologia II” na qual os licenciandos realizam estágios nas escolas de ensino médio, desenvolvendo os planos de ensino de Biologia. O desenvolvimento destes planos prevê etapas de análise da situação de ensino, planejamento e intervenção, por meio de aulas, palestras, atividades práticas e outras atividades extra-escolares.
a) A prática docente: do planejamento às aulas.b) Projetos temáticos de ensino: seleção e organização de conteúdos, estratégias de ensino, materiais didáticos e avaliação.c) O laboratório de ensino de ciências/biologia.d) A relação teoria e prática no ensino de Biologia.
BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Editora Ática, 1998.FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no 1° grau. São Paulo, Atual, 1987.FREITAS, O. Didática da História Natural. MEC, s.d.KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo, EPU, 1987.KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, Editora Harper & Row do Brasil Ltda, 2a ed. , 1986.ZABALA, A. A Prática docente. São Paulo: Artmed, 1988.