Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5961179 - Oficinas de Ensino de Biologia II
Workshop of Biology Teaching II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Geral: Subsidiar a disciplina-estágio "Prática de Ensino de Biologia II" na qual os licenciandos realizam estágios nas escolas de ensino médio, desenvolvendo projetos temáticos de ensino de Biologia. O desenvolvimento destes projetos prevê etapas de análise da situação de ensino, planejamento e intervenção, por meio de aulas, palestras, atividades práticas e outras atividades extra-escolares.
Específicos:
1. A partir do planejamento dos projetos temáticos de ensino de Biologia, selecionar, organizar e preparar materiais didáticos relacionados aos temas escolhidos.
2. Conhecer e experimentar esses diferentes materiais didáticos: textos, materiais áudio visuais, materiais de laboratório, multimídia, computadores, etc. no Laife/DPE (Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador), para explorar as diferentes abordagens pedagógicas que esses materiais possibilitam e discutir as implicações destes para o ensino de Biologia.
3. Supervisionar os estágios desenvolvidos pelos licenciandos, para discutir aspectos teóricos e práticos das intervenções realizadas por eles.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65820 - Clarice Sumi Kawasaki
1446458 - Marcelo Tadeu Motokane
 
Programa Resumido
Subsidiar a disciplina-estágio “Prática de Ensino de Biologia II” na qual os licenciandos realizam estágios nas escolas de ensino médio, desenvolvendo os planos de ensino de Biologia. O desenvolvimento destes planos prevê etapas de análise da situação de ensino, planejamento e intervenção, por meio de aulas, palestras, atividades práticas e outras atividades extra-escolares.
 
 
 
Programa
a) A prática docente: do planejamento às aulas.
b) Projetos temáticos de ensino: seleção e organização de conteúdos, estratégias de ensino, materiais didáticos e avaliação.
c) O laboratório de ensino de ciências/biologia.
d) A relação teoria e prática no ensino de Biologia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Oficinas para preparação de materiais didáticos e montagem de experimentos e atividades práticas para o ensino de ciências/biologia. 2. Estudos em grupo de temas e questões relacionados aos projetos temáticos. 3. Análise e discussão dos resultados das pesquisas com alunos e professores do ensino médio. 4. Orientação para o desenvolvimento dos estágios supervisionados. 5. Supervisão dos estágios. 11) Atividades discentes: 1. Levantamento bibliográfico e revisão sobre os temas de Biologia tratados nos projetos temáticos. 2. Montagem, execução e interpretação de trabalhos práticos e experimentais no Laife envolvendo temas biológicos. 3. Escolha, organização e preparação de material para o ensino do tema, que garanta a consecução dos objetivos/conceitos mais pertinentes para o nível escolar determinado. Atividades de Extensão: 25h - Produção de materiais didáticos e de divulgação científica e educacional (10 horas) - Atividades junto aos professores, alunos e comunidade escolar, tais como, feiras de ciências, exposições de arte e ciência, plantão de dúvidas para vestibulares, Drops de Hortelã (programa artístico-cultural de Educação Ambiental (15 horas)
Critério
Freqüência e participação nas oficinas de ensino e nas supervisões de estágio. Peso 4,0. Revisão do tema a ser desenvolvido no projeto temático. Peso 2,0. Recursos, materiais e atividades de ensino preparadas pelos licenciandos. Peso 4,0.
Norma de Recuperação
A recuperação procurará ocorrer durante todo o processo. Todavia se isto não for possível, não haverá possibilidade de recuperação, já que trata-se de uma disciplina-estágio na qual a maior parte das atividades ocorre nas escolas-campo de estágio, em período escolar.
 
Bibliografia
     
BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Editora Ática, 1998.
FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no 1° grau. São Paulo, Atual, 1987.
FREITAS, O. Didática da História Natural. MEC, s.d.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo, EPU, 1987.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, Editora Harper & Row do Brasil Ltda, 2a ed. , 1986.
ZABALA, A. A Prática docente. São Paulo: Artmed, 1988.
 

Clique para consultar os requisitos para 5961179

Clique para consultar o oferecimento para 5961179

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP