Este curso tem como objetivo introduzir os alunos aos estudo histórico dos meios de transmissão cultural e dos equipamentos culturais (arquivos, bibliotecas e museus) na sociedade do passado e do presente
A disciplina aborda questões históricas sobre a informação e seus ambientes.
1) A revolução neolítica e o aparecimento da escrita.2) A organização do conhecimento em arquivos e bibliotecas: Egito e Mesopotâmia.3) Escrita, livro e leitura na Grécia.4) Os materiais da escrita.5) O projeto cultural de organização dos conhecimentos e os fundamentos da organização imperial em Romaa) Hierarquia dos saberes em Roma: a arte da palavra.b) Produção científica e literária.c) Livros editores e bibliotecas: o acesso à informação6) Produção e difusão da cultura escrita na Roma tardo imperial:a) A relação cristianismo / escrita.b) Textualidade e educação: mudanças da educação imperial para a educação provinciana nos séculos IV e V.7) Poder e escrita no Cristianismo Primitivo:a) Pensadores cristãos e dissolução das estruturas antigas: resgate ou renovação?b) Difusão da textualidade escrita no cristianismo Primitivo e integração escrita/oralidade. Sacralidade e cotidianidade da palavra escrita entre Império e Alta Idade Média.8) Produção intelectual na Alta Idade Média e redes de transmissão cultural: bibliotecas e oralidade.a) Os Pais da Igreja e os problemas da evangelizaçãob) A regra de São Bento e a transmissão do conhecimento na Alta Idade Média.c) As bibliotecas alto medievais: atividades e produção.d) Modelos hagiográficos e iconográficos.9) O pensamento escolástico: estruturação da cultura:a) Leitura e interpretação nas cidades góticas: textualidade escrita, universidades, pregação e visualidade.b) O ensino da leitura na Escolástica: o caminho para a Sapiência.c) Bibliotecas universitárias e acesso aos livros. O mercado das cópias. d) Conhecimento prático e exigências religiosas: novos públicos e organização da cultura humanista em função política e econômica. 10) A revolução impressa: os livros e a reorganização do conhecimento.11) Rumo ao Estado moderno: bibliotecas e coleções a serviço da ciência.12) A Enciclopedie francesa e a nova abordagem secular ao conhecimento.13) Revoluções informacionais: jornais, revistas, fotografia e cinema.14) Da linearidade do conhecimento à Rede: problemas e questões da Internet.
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