Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962008 - História dos Meios de Transmissão Cultural e dos Equipamentos Culturais
Social history of cultural transmission media end of cultural equipments

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Este curso tem como objetivo introduzir os alunos aos estudo histórico dos meios de transmissão cultural e dos equipamentos culturais (arquivos, bibliotecas e museus) na sociedade do passado e do presente
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6369913 - Ieda Pelógia Martins Damian
 
Programa Resumido
A disciplina aborda questões históricas sobre a informação e seus ambientes.
 
 
 
Programa
1)	A revolução neolítica e o aparecimento da escrita.2)	A organização do conhecimento em arquivos e bibliotecas: Egito e Mesopotâmia.3)	Escrita, livro e leitura na Grécia.4)	Os materiais da escrita.5)	O projeto cultural de organização dos conhecimentos e os fundamentos da organização imperial em Romaa)	Hierarquia dos saberes em Roma: a arte da palavra.b)	Produção científica e literária.c)	Livros editores e bibliotecas: o acesso à informação6)	Produção e difusão da cultura escrita na Roma tardo imperial:a)	A relação cristianismo / escrita.b)	Textualidade e educação: mudanças da educação imperial para a educação provinciana nos séculos IV e V.7)	Poder e escrita no Cristianismo Primitivo:a)	Pensadores cristãos e dissolução das estruturas antigas: resgate ou renovação?b)	Difusão da textualidade escrita no cristianismo Primitivo e integração escrita/oralidade. Sacralidade e cotidianidade da palavra escrita entre Império e Alta Idade Média.8)	Produção intelectual na Alta Idade Média e redes de transmissão cultural: bibliotecas e oralidade.a)	Os Pais da Igreja e os problemas da evangelizaçãob)	A regra de São Bento e a transmissão do conhecimento na Alta Idade Média.c)	As bibliotecas alto medievais: atividades e produção.d)	Modelos hagiográficos e iconográficos.9)	O pensamento escolástico: estruturação da cultura:a)	Leitura e interpretação nas cidades góticas: textualidade escrita, universidades, pregação e visualidade.b)	O ensino da leitura na Escolástica: o caminho para a Sapiência.c)	Bibliotecas universitárias e acesso aos livros. O mercado das cópias. d)	Conhecimento prático e exigências religiosas: novos públicos e organização da cultura humanista em função política e econômica. 10)	A revolução impressa: os livros e a reorganização do conhecimento.11)	Rumo ao Estado moderno: bibliotecas e coleções a serviço da ciência.12)	A Enciclopedie francesa e a nova abordagem secular ao conhecimento.13)	Revoluções informacionais: jornais, revistas, fotografia e cinema.14)	Da linearidade do conhecimento à Rede: problemas e questões da Internet.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas.
Critério
Trabalhos e prova.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
 
Bibliografia
     
BARATIN, Marc & Jacob, Christian (orgs.) O poder das Bibliotecas – A memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro; UFRJ, 2000.
BOWMAN, Allan & WOOLF, Greg (orgs.) Cultura Escrita e Poder no Mundo Antigo. S. Paulo; Ática, 1998.
BURKE, Peter, Uma História Social do Conhecimento – de Gutemberg a Diderot. Rio de janeiro; George Zahar, 2003.
CAVALLO, Guglielmo & CHARTIER, Roger (orgs.) História da Leitura no Mundo Ocidental. S. Paulo; Ática, 2002.
EISENSTEIN, Elisabeth L. A Revolução da Cultura Impressa – Os primórdios da Europa Moderna. São Paulo; Ática, 1998.
MANGUEL, Alberto Uma História da Leitura. S. Paulo; Cia. das Letras, 1997.
VERGER, Jacques, Homens e Saber na Idade Média. Bauru; Edusc, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962008

Clique para consultar o oferecimento para 5962008

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP