Abordar teorias e pesquisas feitas a respeito da Sociedade da Informação com uma ênfase sobre alguns temas clássicos das Ciências Sociais modernas.
Teorias sociológicas sobre a sociedade da informação
1) Introdução: Tecnologia e Sociedade. 2) A revolução das tecnologias da informação: da sociedade industrial à sociedade da informação. 3) A cidade informacional: tecnologia e transformação do espaço. 4) Sociedade da Informação, a "nova economia" e a globalização. 5) Exclusão e desigualdade: tecnologia e pobreza (a divisão digital na perspectiva global). 6) Sociedade da Informação e movimentos sociais: conflitos políticos, internet e redes de informação. 7) A "nova desordem mundial": guerra e paz na Era da internet. 8) Sociedade da Informação e sociabilidade: as culturas da internet, as comunidades virtuais e a sociabilidade on-line. 9) A nova mídia e a cultura da realidade virtual.10) Tecnologia, informação e responsabilidade social.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura Global. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.BAUMAN, Zigmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 2002._________________. O Poder da Identidade. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 2002.DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI - A humanização das tecnologias. S. Paulo; Unesp, 1997.FELICE, Massimo (ORG.). Do público para as redes. São Paulo: Difusão Editorial, 2008.GIDDENS, Anthony. As conseqüências da Modernidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1991.________________ . Mundo em descontrole: O que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2002.HALL, Stuart. "O Significado dos Novos Tempos". Revista Margem no 7. São Paulo: EDUC, 1998, pp. 13-30.HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992.IANNI, Octávio: Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.LAZZARATO, Maurizio & NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.LEVY, Pierre Cibercultura. S. Paulo; Editora 34, 1998.LEVY, Pierre O que é o virtual? S. Paulo; Editora 34, 2001.MATTELART, Armand História da Sociedade da Informação. S. Paulo; Loyola, 2002.MELUCCI, Alberto: A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.MORAES, Denis de (org.). Por uma outra comunicação - Mídia, Mundialização cultural e Poder. Rio de Janeiro; Record, 2003.ORTIZ, Renato Mundialização e cultura. S. Paulo; Brasiliense, 1998.PARENTE, André (ORG.). Tramas da Rede. Porto Alegre: Sulinas, 2004.POSTMAN, Neil Tecnopólio - A rendição da Cultura à Tecnologia. S. Paulo; Nobel, 1994.SARTORI, Giovanni. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Bauru, SP: EDUSC, 2001.SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.THOMPSON, John B.. A mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.VVAA. Dossiê: Tecnologia, Cultura. Revista Margem no 8. São Paulo: EDUC, 1998, pp. 13-30.