Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962010 - Sociedade da Informação
Information Society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Abordar teorias e pesquisas feitas a respeito da Sociedade da Informação com uma ênfase sobre alguns temas clássicos das Ciências Sociais modernas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1511408 - Marco Antonio de Almeida
 
Programa Resumido
Teorias sociológicas sobre a sociedade da informação
 
 
 
Programa
 1)	Introdução: Tecnologia e Sociedade. 2)	A revolução das tecnologias da informação: da sociedade industrial à sociedade da informação. 3)	A cidade informacional: tecnologia e transformação do espaço. 4)	Sociedade da Informação, a "nova economia" e a globalização.  5)	Exclusão e desigualdade: tecnologia e pobreza (a divisão digital na perspectiva global). 6)	Sociedade da Informação e movimentos sociais: conflitos políticos, internet e redes de informação. 7)	A "nova desordem mundial": guerra e paz na Era da internet. 8)	Sociedade da Informação e sociabilidade: as culturas da internet, as comunidades virtuais e a sociabilidade on-line.  9)	A nova mídia e a cultura da realidade virtual.10)	Tecnologia, informação e responsabilidade social.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussão em sala de aula, leitura e elaboração de resenhas, exibição e comentários de trechos de filmes.
Critério
Trabalhos e prova.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
 
Bibliografia
     
FEATHERSTONE, Mike. Cultura Global. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BAUMAN, Zigmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 2002.
_________________. O Poder da Identidade. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 2002.
DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI - A humanização das tecnologias. S. Paulo; Unesp, 1997.
FELICE, Massimo (ORG.). Do público para as redes. São Paulo: Difusão Editorial, 2008.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da Modernidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1991.
________________ . Mundo em descontrole: O que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2002.
HALL, Stuart. "O Significado dos Novos Tempos". Revista Margem no 7. São Paulo: EDUC, 1998, pp. 13-30.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
IANNI, Octávio: Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
LAZZARATO, Maurizio & NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.
LEVY, Pierre Cibercultura. S. Paulo; Editora 34, 1998.
LEVY, Pierre O que é o virtual? S. Paulo; Editora 34, 2001.
MATTELART, Armand História da Sociedade da Informação. S. Paulo; Loyola, 2002.
MELUCCI, Alberto: A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
MORAES, Denis de (org.). Por uma outra comunicação - Mídia, Mundialização cultural e Poder. Rio de Janeiro; Record, 2003.
ORTIZ, Renato Mundialização e cultura. S. Paulo; Brasiliense, 1998.
PARENTE, André (ORG.). Tramas da Rede. Porto Alegre: Sulinas, 2004.
POSTMAN, Neil Tecnopólio - A rendição da Cultura à Tecnologia. S. Paulo; Nobel, 1994.
SARTORI, Giovanni. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
THOMPSON, John B.. A mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
VVAA. Dossiê: Tecnologia, Cultura. Revista Margem no 8. São Paulo: EDUC, 1998, pp. 13-30.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962010

Clique para consultar o oferecimento para 5962010

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP