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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962011 - Comunicação, Linguagem e Informação
Communication, Language and Information

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Essa disciplina pretende estudar a teoria comunicacional a partir da obra do lingüística Roman Jakobson, marcando como os postulados ditados pelo autor sedimentaram um modo de conceber os estudos da linguagem, a saber, aquele centrado nas noções de mensagem, emissor, receptor, código, canal e referente. Em seguida, estudaremos a teoria do discurso de Michel Pêcheux, que agrega reflexões importantes às noções de comunicação e informação, incluindo um escopo teórico que leva em conta o sujeito, o sentido, as condições de produção e a historicidade. Também é nosso intento promover espaços de interpretação de diferentes portadores de texto, investigando como tais conceitos são tecidos no discurso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3061727 - Lucília Maria Abrahão e Sousa
 
Programa Resumido
Intenta-se, ao longo do semestre, investigar os componentes da teoria comunicacional sustentados pela lingüística de Jakobson, marcando a importância de seus elementos e vislumbrando uma ultrapassagem do mesmo com as noções da teoria discursiva.
 
 
 
Programa
Esquema da comunicação de Jakobson 2.	A mensagem em sua referencialidade 3.	lugar do ruído e da falha nesse esquema4.	Funções da linguagem5.	Interpretação de diferentes casos a partir da teoria de Jakobson6.	contraponto da Análise do Discurso7.	sujeito falha e o sentido erra8.	Informação e mensagem como discurso9.	sentido como efeito10.	discurso jornalístico como possibilidade de estudo11.	sujeito na rede eletrônica: que discursividade é essa?12.	Interpretação de diferentes casos a partir da teoria de Pêcheux
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas.
Critério
Trabalhos e prova.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
 
Bibliografia
     
ARBEX JR, José. (2001). Showrnalismo, a notícia como espetáculo. São Paulo: Casa Amarela.BENVENISTE, E. (1988). Problemas de lingüística geral I. (p.53-67) Campinas: Pontes.CARVALHO, Castelar de. (1997). Para compreender Saussure. (p. 21-42 e 49-60). Petrópolis: Editora Vozes.CHESNEAUX, Jean. (1995) Modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Editora Vozes.DIZARD, Wilson. (2000) A nova mídia-comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. HAYAKAWA, Samuel I. (1977). A linguagem no pensamento e na ação. (p. 9-39). São Paulo, Livraria Pioneira Editora.JAKOBSON, Roman. (1961). Lingüística e comunicação. (p.73-80 e 98-117).  São Paulo: Editora Cultrix.LEVY, Pierre. (1996). O que é o virtual. São Paulo. Editora 34.LEVY, Pierre. (1999). Cibercultura. São Paulo. Editora 34.MORAES, Denis de. (1998). Planeta mídia, tendências da comunicação na era global. Campo Grande: Letra Livre.MORAES, Denis de. (org.) (1997). Globalização, Mídia e Cultura Contemporânea. Campo Grande: Letra Livre. NEGROPONTE, Nicolas. (2002). A vida digital. São Paulo: Cia das Letras.ORLANDI, Eni. (1986). O que é a Lingüística. (p.7-16) São Paulo: Editora Brasiliense.PIGNATARI, Décio. (1986). Informação, linguagem e comunicação. São Paulo: Cultrix.RAMONET, Ignácio (2002). Propagandas silenciosas- massas, televisão, cinema. Petrópolis: Editora Vozes.SAUSSURE, Ferdinand de. (1916). Curso de Lingüística geral. (p.130-147). São Paulo: Editora Cultrix .SMIT, J.(coord) (1989). Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: IBICT.	VIANA, Francisco.(2001) De cara com a mídia-comunicação, corporativa relacionamento e cidadania. São Paulo: Negócio Editora.
 

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