Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962041 - Inteligência Competitiva com Enfoque Empreendedor I
Competitive intelligence with Entrepreneurial Focus I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Com enfoque prático e empreendedor, e dotada de discussões e atividades voltadas ao estabelecimento de uma atitude proativa frente à Inteligência Competitiva (IC), a disciplina tem como principais objetivos:A.	Apresentar, de forma introdutória, as principais práticas para o início das atividades de IC em instituições públicas e privadas.  B.	Desenvolver os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais necessárias ao início das atividades de IC.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2523272 - Leonardo Guimarães Garcia
 
Programa Resumido
Apresentar, de forma introdutória, as principais práticas para o início das atividades de IC em instituições públicas e privadas, apoiando o desenvolvimento nos alunos dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes mais necessárias ao início das atividades de IC.
 
 
 
Programa
1.	O que é Inteligência Competitiva (IC)?
2.	O contexto da IC
3.	Fundamentos da IC
4.	Necessidades, coleta e análise na Inteligência do Competidor: teoria e prática
5.	Sinais de mercado no âmbito da Inteligência do Competidor
6.	O processo de disseminação de resultados de Inteligência do Competidor
7.	Avaliação de produtos e processos de inteligência do Competidor
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, debates e trabalhos de campo em IC
Critério
Se o aluno atingir FREQÜÊNCIA e NOTA iguais ou superiores ao mínimo exigido pela USP, o aluno estará aprovado. A nota da disciplina corresponderá à média das notas dos trabalhos produzidos ao longo do semestre, dentro e fora da sala de aula. O peso de cada trabalho irá variar conforme o seu grau de dificuldade. Entregas fora do prazo não serão aceitas. Alunos que não estejam trabalhando ou em estágio durante a disciplina realizarão atividades similares e serão avaliados do mesmo modo que os demais alunos, porém no âmbito de equipe(s), cuja formação será mediada pelo professor e deverá ocorrer até o término da segunda semana letiva. Ainda para os alunos que trabalharão em equipe(s), a nota dos trabalhos será atribuída individualmente, considerando a participação do aluno na realização da respectiva entrega, documentada no Diário de Bordo (diário semanal das atividades do projeto, preenchido individualmente e validado pelo Relator do grupo). Tendo em vista que muitos dos trabalhos da disciplina ocorrerão no local de estágio/trabalho do aluno, seu chefe imediato será contatado ao menos uma vez ao longo do semestre, para fins de averiguação do desempenho do aluno. Havendo acordo entre o aluno e o professor, os trabalhos da disciplina poderão versar sobre uma organização diferente da qual o aluno trabalha ou faz estágio. Nesse caso, será necessária uma carta com a anuência do responsável pela organização, fornecida no máximo até a terceira semana letiva.
Norma de Recuperação
Alunos que, após a correção de todos os trabalhos (e, para os que tiverem participado de uma equipe, também a correção dos Diários de Bordo), tenham frequência mínima e média entre 3,0 e 5,0 poderão realizar a Recuperação, que consiste na realização de uma Prova Escrita, que versará sobre todo o conteúdo da matéria, incluindo aquele presente nos slides, na bibliografia e discutido em sala de aula. A prova será realizada no local e horário da disciplina, na primeira semana de recuperação. Se o aluno atingir a média mínima exigida pela USP, estará aprovado.
 
Bibliografia
     
1.	PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 409 p.
2.	TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001.
3.	CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed., São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006. 425 p.
4.	MENDES, A.; MARCIAL, E.; FERNANDES, F. Fundamentos da inteligência competitiva. Brasília: Thesaurus, 2010. 134 p. (Volume I).
5.	PASSOS, A. Inteligência competitiva: como fazer IC acontecer na sua empresa. São Paulo: LCTE Editora, 2005. 167 p.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962041

Clique para consultar o oferecimento para 5962041

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP