Com enfoque prático e empreendedor, e dotada de discussões e atividades voltadas ao estabelecimento de uma atitude proativa frente à Inteligência Competitiva (IC), a disciplina tem como principais objetivos:A. Apresentar, de forma introdutória, as principais práticas para o início das atividades de IC em instituições públicas e privadas. B. Desenvolver os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais necessárias ao início das atividades de IC.
Apresentar, de forma introdutória, as principais práticas para o início das atividades de IC em instituições públicas e privadas, apoiando o desenvolvimento nos alunos dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes mais necessárias ao início das atividades de IC.
1. O que é Inteligência Competitiva (IC)? 2. O contexto da IC 3. Fundamentos da IC 4. Necessidades, coleta e análise na Inteligência do Competidor: teoria e prática 5. Sinais de mercado no âmbito da Inteligência do Competidor 6. O processo de disseminação de resultados de Inteligência do Competidor 7. Avaliação de produtos e processos de inteligência do Competidor
1. PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 409 p. 2. TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001. 3. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed., São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006. 425 p. 4. MENDES, A.; MARCIAL, E.; FERNANDES, F. Fundamentos da inteligência competitiva. Brasília: Thesaurus, 2010. 134 p. (Volume I). 5. PASSOS, A. Inteligência competitiva: como fazer IC acontecer na sua empresa. São Paulo: LCTE Editora, 2005. 167 p.