Mantendo o enfoque prático e empreendedor da disciplina “Inteligência Competitiva com enfoque empreendedor (II)”, os principais objetivos dessa disciplina são:A. Ampliar o leque de técnicas e apresentar, com maior profundidade, as principais práticas para o inicio das atividades de Inteligência Competitiva (IC) em instituições públicas e privadas. B. Consolidar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais necessários ao início das atividades de IC.
Ampliar o leque de técnicas e apresentar, com maior profundidade, as principais práticas para o inicio das atividades de Inteligência Competitiva (IC) em instituições públicas e privadas, consolidando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais necessários ao início das atividades de IC.
1. Monitoramento de informações para IC: tópicos avançados2. O profissional de IC enquanto Empreendedor Informacional3. Métodos e Técnicas Avançadas de Análise e Coleta de IC4. Tópicos complementares sobre a Concepção, Implementação e Avaliação de produtos de IC
1. TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001. 2. BENSOUSSAN, B.; FLEISHER, C. S. Strategic and competitive analysis: methods and techniques for analyzing business competition. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2003. 3. GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. 2. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 4. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed., São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006. 5. PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 6. PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.