Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962042 - Inteligência Competitiva com Enfoque Empreendedor II
Competitive intelligence with Entrepreneurial Focus II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Mantendo o enfoque prático e empreendedor da disciplina “Inteligência Competitiva com enfoque empreendedor (II)”, os principais objetivos dessa disciplina são:A.	Ampliar o leque de técnicas e apresentar, com maior profundidade, as principais práticas para o inicio das atividades de Inteligência Competitiva (IC) em instituições públicas e privadas.  B.	Consolidar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais necessários ao início das atividades de IC.
 
 
 
Programa Resumido
Ampliar o leque de técnicas e apresentar, com maior profundidade, as principais práticas para o inicio das atividades de Inteligência Competitiva (IC) em instituições públicas e privadas, consolidando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais necessários ao início das atividades de IC.
 
 
 
Programa
1.	Monitoramento de informações para IC: tópicos avançados
2. O profissional de IC enquanto Empreendedor Informacional
3. Métodos e Técnicas Avançadas de Análise e Coleta de IC
4. Tópicos complementares sobre a Concepção, Implementação e Avaliação de produtos de IC
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, debates e trabalhos de campo em IC
Critério
Se o aluno atingir FREQÜÊNCIA e NOTA iguais ou superiores ao mínimo exigido pela USP, o aluno estará aprovado. A nota da disciplina corresponderá à média das notas dos trabalhos produzidos ao longo do semestre, dentro e fora da sala de aula. O peso de cada trabalho irá variar conforme o seu grau de dificuldade. Entregas fora do prazo não serão aceitas. Alunos que não estejam trabalhando ou em estágio durante a disciplina realizarão atividades similares e serão avaliados do mesmo modo que os demais alunos, porém no âmbito de equipe(s), cuja formação será mediada pelo professor e deverá ocorrer até o término da segunda semana letiva. Ainda para os alunos que trabalharão em equipe(s), a nota dos trabalhos será atribuída individualmente, considerando a participação do aluno na realização da respectiva entrega, documentada no Diário de Bordo (diário semanal das atividades do projeto, preenchido individualmente e validado pelo Relator do grupo). Tendo em vista que muitos dos trabalhos da disciplina ocorrerão no local de estágio/trabalho do aluno, seu chefe imediato será contatado ao menos uma vez ao longo do semestre, para fins de averiguação do desempenho do aluno. Havendo acordo entre o aluno e o professor, os trabalhos da disciplina poderão versar sobre uma organização diferente da qual o aluno trabalha ou faz estágio. Nesse caso, será necessária uma carta com a anuência do responsável pela organização, fornecida no máximo até a terceira semana letiva.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar
 
Bibliografia
     
1.	TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001.
2.	BENSOUSSAN, B.; FLEISHER, C. S. Strategic and competitive analysis: methods and techniques for analyzing business competition. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2003.
3.	GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. 2. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
4.	CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed., São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006.
5.	PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
6. PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962042

Clique para consultar o oferecimento para 5962042

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP