Introduzir o aluno no estudo da lógica de modo a instrumentalizá-lo para: a) compreender a natureza lógica do discurso; b) reconhecer e identificar argumentos; c) utilizar os procedimentos lógicos nos processos documentários.
Lógica, indução, dedução, estruturas lógicas em textos e informação.
1) O pensamento intuitivo e o pensamento lógico. 2) A proposição: estrutura, função e propriedades. 3) O conceito: natureza e tipologia. 4) A inferência: o quadro tradicional de oposição. 5) O argumento: tipologia e estrutura.6) O argumento dedutivo.7) O argumento indutivo.8) Lógica e linguagem: a lógica do texto9) Reconhecimento de estruturas lógicas no texto.10) Estruturas lógicas e organização da informação.
Ascombre, J.C. e Ducrot, O. L'argumentatio dans la langue. Langages, 1976, n.42.Chauí, M. Covite à Filosofia. São Paulo, Ática, 1994.Copi, I.M. Introdução à Lógica. São Paulo, Mestre Jon, 1978.Ducrot, O. Provar e dizer: linguagem e lógica. São Paulo, Global, 1981.Lefebvre, H. Lógica formal, lógica dialética. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1975.Salmon, W.A. Lógica, 6a. ed., Rio de Janeiro, Guanabara, 1987.Santos, B. de S. Um discurso sobre as ciências. Lisboa, Ed. Afrontamento, 1987.Santos, B. de S., Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989.