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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962061 - Linguagens Documentárias em Bases de Dados
Documentary Language  in Data Bases

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Destacar a relevância das linguagens documentárias para recuperação da informação em diferentes bases de dados nacionais e internacionais. Capacitar o aluno a elaborar estratégias de busca em bases de dados com ênfase no uso das linguagens documentárias.
 
 
 
Programa Resumido
Estrutura das bases de dados específicas as ênfases, relacionando o controle do vocabulário.
 
 
 
Programa
1)	A comunicação científica e o controle bibliográfico.
2)	Recuperação da informação em bases de dados: uso das linguagens controlada e natural.
3) Fontes de informação para profissionais da informação.
4) Bases de dados nacionais e internacionais na área de saúde.
5) Bases de dados nacionais e internacionais na área de exatas e engenharia.
6) Bases de dados nacionais e internacionais na área de humanas e ciências sociais.
7) Bases de dados nacionais e internacionais na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
8) Bases de dados internacionais multidisciplinares: SCOPUS e Web of Science.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas. Leitura e discussão de textos. Atividades práticas.
Critério
Apresentação de texto científico relacionado a temática da disciplina. Desenvolvimento de atividades práticas. Apresentação de seminário.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar
 
Bibliografia
     
BIOJONE, M. R. Os periódicos científicos na comunicação da ciência. São Paulo: EDUC, 2003.
BOCCATO, V. R. C.; FUJITA, M. S. L. O uso de linguagem documentária em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: um estudo de avaliação sociocognitiva com protocolo verbal. Perspectivas em Ciência da Informação [online], v. 15, n. 3, p. 23-51, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-99362010000300003
CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. 319 p. 
CUNHA, M. B. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.
DANTAS, P. E. C. Indexação bibliográfica em bases de dados: O que é? Para que serve? Onde estamos?. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia [online]. v. 67, n. 4, p. 569-570, 2004.
MACHADO, A.M.N. Informação e controle bibliográfico. São Paulo: Ed.UNESP, 2003.
MAGALHÃES, M.H.A. Introdução ao controle bibliográfico. Brasília: Briquet de Lemos, 1997.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
ROWLEY, J. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.
 

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