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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962082 - Constituição dos Sentidos e dos Sujeitos no Discurso Literário Infanto-juvenil
Constitution of the Senses and Subjects of Literary Discourse

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Essa disciplina busca refletir como a teoria do discurso pode ser mobilizada para interpretar obras literárias infanto-juvenis no âmbito da sala de aula e/ou da biblioteca escolar. Intenta também discutir os gestos de leitura como efeitos da teia interdiscursiva sustentadora dos atos de linguagem e da ideologia evidenciadora de uma determinada posição para o sujeito. Por fim, propõe possibilidades de interpretação para um conjunto de obras literárias.
 
 
 
Programa Resumido
Nessa disciplina, o interesse de refletir sobre a leitura no contexto escolar é o nosso foco. Tecendo relações com as noções de autoria, interpretação, arquivo e memória, iremos investigar textos literários infantis que podem ser trabalhados na sala de aula e/ou nas práticas de mediação de leitura no âmbito da biblioteca escolar.
 
 
 
Programa
•	Sujeito e a ideologia•	Os gestos de leitura e a constituição do arquivo•	A constituição da teia interdiscursiva na literatura•	A leitura e os Leitores•	Interpretação e autoria•	A literatura infanto-juvenil
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, condução de atividades individuais de escrita, leitura de obras infanto-juvenis em sala de aula e propostas de exercícios individuais de leitura e interpretação. Análise do discurso textualizado em obras infanto-juvenil produzidos a partir de várias materialidades simbólicas.
Critério
Redação de um trabalho de conclusão da disciplina.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar
 
Bibliografia
     
ALTHIER-REVUZ, J. Hétérogénéité montrée et hétérogénéité constitutive: élements pour une approche de l’autre dans le discours. In: DRLAV- Revue de linguistique, 26. Paris, 1982.  MAINGUENEAU, D. Novas tendências em Análise do Discurso. (Trad. Freda Indursky). Campinas-S.P.: Pontes, 2ª ed., 1993.  MANGUEL, A. Uma história da Leitura. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.  NUNES, J. H. Aspectos da forma histórica do leitor brasileiro na atualidade. In: ORLANDI (org) A leitura e os leitores. Campinas: Pontes Editores, 1998.  ___________ Formação do leitor brasileiro: imaginário da leitura no Brasil - Colonial. Campinas: EDITORA DA UNICAMP, 1994.  ORLANDI, E. P. A leitura proposta e os leitores possíveis. In: ORLANDI (org) A leitura e os leitores. Campinas: Pontes Editores, 1998.  ____________ Discurso e leitura. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da UNICAMP, 1993a.  ____________ Discurso fundador. Campinas: Pontes, 1993b.  ____________ Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.  ____________ As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.  PACÍFICO, S.M.R. Os fios significativos da história: leitura e intertextualidade. Dissertação de Mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa. UNESP -Araraquara - SP, 1996.  PÊCHEUX, M. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. In: GADET, F. e HAK, T. (org.) Campinas: Editora da UNICAMP, 1969.  ____________ Delimitações, inversões, deslocamentos. (trad.José Horta Nunes).Cad. Est. Ling. Campinas, (19):7-24, jul/dez,1990.  ____________Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. (Trad.Eni Orlandi et ali). 2ª ed., Campinas: EDITORA DA UNICAMP, 1995.  ___________ O Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, Pontes Editores, 1997.  ___________ Ler o arquivo hoje. IN: Gestos de leitura, Orlandi, Eni P. (org)  Campinas: Editora da Unicamp, 1982.  __________ PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. IN: Papel da memória, vários autores. Campinas: Pontes, 1999.  ROMÃO, L. M. S. e PACÍFICO, S.M.R. Era uma vez uma outra história - Leitura e interpretação na sala de aula. São Paulo: DCL, 2006.  ZILBERMAN, R. e SILVA, E.T. “Leitura: por que a interdisciplinaridade”? In: Ziberman e Silva (org.). Leitura: Perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.  ZILBERMAN, R. A Literatura Infantil na escola. São Paulo, Editora Global, 2003.
 

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