Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962084 - Administração de Serviços de Informação
Management of Information Services

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina objetiva apresentar aos alunos teorias, técnicas e ferramentas administrativas passíveis de serem aplicadas no âmbito da gestão de Unidades e Serviços de Informação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2523272 - Leonardo Guimarães Garcia
 
Programa Resumido
Estudo de teorias e conceitos administrativos no âmbito das Unidades e Serviços de Informação.
 
 
 
Programa
1)	Gestão em Unidades e Serviços de Informação (USIs) 
2)	O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ no âmbito das USIs
3)	Fundamentos da gestão de excelência em USIs segundo o MEG
4)	Processos gerenciais em USIs segundo o MEG
5)	Avaliação dos resultados de USIs e os padrões do MEG
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão expositivas, mas contarão com momentos de discussão coletiva dos conceitos abordados durante a aula, bem como a realização de trabalhos especiais. Os recursos didáticos a serem utilizados são, principalmente, a lousa e o projetor multimídia. As Referências bibliográficas serão indicadas no último slide de cada aula. Todos os slides serão disponibilizados no ambiente de ensino virtual da disciplina (Moodle USP), conforme as explicações dadas na primeira aula.
Critério
Se o aluno atingir FREQÜÊNCIA e NOTA iguais ou superiores ao mínimo exigido pela USP, o aluno estará aprovado. A nota na disciplina será formada pela média: 1) da nota da primeira prova bimestral (peso 2); da nota da segunda prova bimestral (peso 2) e; 3)da média dos exercícios individuais (peso 1).
Norma de Recuperação
Exclusivamente no caso do aluno possuir a frequência mínima mas não ter atingido a nota mínima após a média das notas das provas bimestrais, ele poderá realizar a Prova Substitutiva, que passará a valer no lugar da menor nota de prova obtida pelo aluno. Sendo assim, uma nova média será calculada e se seu valor for igual ou superior ao mínimo exigido pela USP, o aluno será aprovado. Por substituir a nota de apenas uma das provas, o conteúdo da Prova Substitutiva será o mesmo da prova que será substituída. A Prova Substitutiva será aplicada no último dia letivo da disciplina no semestre, no mesmo horário e local das aulas. Após a prova substitutiva, os alunos que tenham frequência mínima e média não inferior a 3,0 poderão realizar a Prova de Recuperação, que versará sobre toda a matéria do semestre e será oferecida na primeira semana de recuperação, na mesma sala e horário das aulas. Atingindo nota igual ou superior ao mínimo exigido pela USP, o aluno estará aprovado.
 
Bibliografia
     
1.	FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Modelo de excelência da gestão (MEG): guia de referência da gestão para excelência. 21. ed., São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2016.
2.	______. ______: instrumento de avaliação da maturidade da gestão. 21. ed. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2017.
3.	______. Cadernos de Excelência: introdução ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG). São Paulo: FNQ, 2008.
4.	PAGLIUSO, A. T.; CARDOSO, R.; SPIEGEL, T. Gestão organizacional: o desafio da construção do modelo de gestão. São Paulo: Saraiva, 2010. 155 p.
5.	BATTAGLIA, D.; BORCHARDT, M. Análise do processo de recuperação de serviços a partir das reclamações dos clientes: estudo de caso em três organizações. Production, v. 20, n. 3, p. 455-470, 2010.
6.	CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed., São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006.
7.	BEAL, A. Segurança da informação: princípios e melhores práticas para a proteção dos ativos de informação nas organizações. São Paulo: Atlas, 2005.
8.	NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 358 p.
GARCIA, L. G. O modelo de excelência da gestão (MEG) favorece a existência das organizações do conhecimento de Chun W. Choo? InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 66-89, mar./ago. 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962084

Clique para consultar o oferecimento para 5962084

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP