Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962091 - Ética, Política e Informação
Ethics, Politics and Information

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Apresentar conceitos da Ética e Política em relação da ética profissional e com as políticas públicas e privadas da informação, na área da Ciência da Informação e da Documentação. Estabelecer metas e sentidos aos usuários de conteúdos informacionais: comunidade científica, grupos sociais e público, em geral. Estudar a legislação vigente e aplicável em matéria de informação e mediação. Estudo de políticas nacionais e internacionais da informação, com ênfase no papel do Estado, nas políticas públicas de informação e cultura, bem como em iniciativas da sociedade civil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2144262 - Silvia Maria do Espirito Santo
 
Programa Resumido
O foco do estudo da Ética e Política da Informação, nos âmbitos nacionais e internacionais, com ênfase no papel do Estado – públicas e privadas de informação cultural, científica e tecnológica - é significante para a Ciência da Informação. O conteúdo de desenvolvimento do programa disciplinare orienta-se pelos conceitos de Política, Ética, Estado e Poder objetivando abordagens da atividade profissional frente ao Estado e as políticas públicas de informação, no contexto mundial, das relações do poder econômico, da sociedade civil e do direito à informação. Desta forma, espera-se que o curso aborde questões que possam sustentar as posturas profissionais, análises das políticas e programas sociais, nos focos das áreas especializadas da saúde, da educação, gestão públicas, privadas e nos pressupostos teóricos da Ciência da Informação. Entende-se, por isso, que a informação, documento e documentação são vigas-mestras da estrutura da área.
 
 
 
Programa
1) Conceitos de Ética e Política.2) Ética e produção do conhecimento.3) Regulamentação e aspectos éticos da atividade profissional. 4) Política, Estado e Poder 5) Ética, informação e meios de comunicação.6) Novas tecnologias, ética e propriedade intelectual. 7) O Estado e as políticas públicas de informação. 8) A sociedade  civil e o direito à informação  9) Políticas de informação em áreas especializadas da ciência da informação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas do docente e de profissionais especializados nas áreas de ciência da informação, comunicação, ética profissional e política.
Critério
Trabalhos e prova
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo calendário escolar
 
Bibliografia
     
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2005.
BARRETO, A. de A. Perspectivas da Ciência da Informação. Revista de Biblioteconomia. Brasília, v.21, n.2, jul.-dez. 1997, p.155-66.
CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da Informação. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE ESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2003, Belo Horizonte. Enancib.Belo Horizonte: UFMG, 2003. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2005.
CHOAY, F. O Patrimônio em questão. Antologia para um combate. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.
CORTELLA, M. S.; JANINE RIBEIRO, R. Política para não ser idiota. Campinas: Edit. Papirus, 2010.
FUJITA, M.S.L.; MARTELETO, R.M.; LARA, M.L.G. de. A Dimensão Epistemológica da Ciência Da Informação e suas Interfaces Técnicas, Políticas e Institucionais nos Processos de Produção, Acesso E Disseminação Da Informação. Editora: Fundepe Editora e Cultura Acadêmica
FROHMANN, B. Taking information policy beyond information science: applying the actor network theory. In: ANNUAL CONFERENCE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE, 23, 1995, Edmond, Alberta. Proceeddings... Alberta, 1995.
GÓMEZ, N.G. de. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos. Rio de Janeiro, ano 1, n.1, abr. 1999, p.67-93
JARDIM, J. M. O inferno das boas intenções: legislação e políticas arquivísticas. In. MATTAR, E. Acesso à informação e política de arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003.F-IBICT, 2008.
GÓMEZ, N.G. de. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos. Rio de Janeiro, ano 1, n.1, abr. 1999, p.67-93.
MARCONDES, D. Textos básicos de Ética de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Edit. Zahar, 2007.
MEDELLÍN, T. P. La política de las políticas públicas: propuesta teórica y metodológica para el estúdio de las políticas públicas em países de frágil institucionalidad. Santiago Del Chile: Naciones Unidas - CEPAL, 2004.
SILVA, S.C. A. A preservação da informação arquivística governamental nas políticas públicas do Brasil. Rio de Janeiro: UFF-IBICT, 2008. 442 f. Tese (Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação)
.
Sites:
ENANCIB- 2011/2012
ISKO - http://humanidades.udc.es/index.php/gl/novas/140-congreso-isko e outros.
CONARQ - http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/nobrade.pd.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962091

Clique para consultar o oferecimento para 5962091

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP