Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962101 - História da Organização do Conhecimento e da Informação
History of Knowledge and Information Organization

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Estudos históricos sobre organização e classificação para a compreensão dos processos de documentação e registro do conhecimento. Explorar o mapa histórico da organização e o tratamento da informação enquanto aplicação de conhecimentos teóricos e práticos nos processos de análise, síntese, condensação, representação e recuperação do conteúdo informacional. Abordar historicamente competências e comportamentos informacionais
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8883942 - Deise Maria Antonio Sabbag
 
Programa Resumido
História do registro e da documentação da Informação como manifestações da Organização do Conhecimento
 
 
 
Programa
1)	O conceito de Classificação.
2)	Os sentidos da ordem na história
3)	Disciplinas e classificação dos saberes na Idade Média
4)	Disciplinas e classificação dos saberes na Modernidade
5)	Os saberes da Ciência Moderna: Anatomia, método e representação do conhecimento.
6)	Da História Natural à Ciência da Vida: conhecimento científico e classificação.
7)	As transformações da biblioteca na Modernidade.
8)	Bibliógrafos, bibliotecários e novas bibliotecas: Gessner, Dury, Paciaudi, Naudé, Dewey, Otlet.
9)	Enciclopédias antigas e novas estratégias epistemológicas na formação das Luzes.
10)	Línguas filosóficas e linguagens classificatórias.
11)	Os questionamentos atuais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões em sala de aula, leitura e elaboração de resenhas e palestras de profissionais e representantes profissionais.
Critério
Atividades dirigidas; resenhas de textos, relatório; trabalho escrito; chamada oral
Norma de Recuperação
Revisão e nova entrega dos trabalhos de avaliação pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar
 
Bibliografia
     
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília, UnB, 1999.
VERGER, Jacques. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru, EDUSC, 2001.
ROSSI, Paolo. O nascimento da ciência moderna na Europa. Bauru, EDUSC, 2001.
MACIEL, Maria Esther. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte, UFMG, 2009.
NOGUEIRA, Brígida Maria (org.). Horizontes da organização da informação e do conhecimento. Londrina, EDUEL, 2012.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. São Paulo, Zahar, 2003. 
OLIVEIRA, Bernardo Jefferson. Francis Bacon e a fundamentação da Ciência como tecnologia. Belo Horizonte, UFMG, 2010.
CASTRO FILHO, Claudio Marcondes (org.). Olhares sobre o profissional da Ciência da informação. São Paulo: Todas as Musas, 2013.
BARATIN, Marc e JACOB, Christian (orgs.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeirto, UFRJ, 2000.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro, GRAAL, 1986.
ECO, Umberto. A busca da língua perfeita. Bauru, EDUSC, 2002.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: da enciclopédia à Wikipédia. Rio de Janeiro, Zahar, 2012.
DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo; Companhia das Letras, 2010.
MATTELART, Armand. História da utopia Planetária: da cidade profética à sociedade global. Porto Alegre, Sulina, 2002.
MANGUEL, Alberto. A bilblioteca à noite. São Paulo, Companhia das Letras, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962101

Clique para consultar o oferecimento para 5962101

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP