Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962104 - Sistemas de Organização do Conhecimento I
Systems of Knowledge Organization I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Introduzir os conceitos de classificação e de organização da informação. Capacitar para a identificação da estrutura e função dos principais sistemas de classificação bibliográfica, formas de utilização e pertinência de uso, segundo objetivos institucionais e características dos documentos. Abordar o uso dos princípios da classificação para a organização de informações em novos contextos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5540162 - Ednéia Silva Santos Rocha
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta os aspectos conceituais e estruturais dos sistemas de classificação bibliográfica. Demonstra a aplicação desses sistemas para a organização da informação em diferentes contextos informacionais.
 
 
 
Programa
Classificação: aspectos culturais e empíricos. A classificação filosófica, a classificação das ciências e a classificação bibliográfica. Parâmetros norteadores da classificação bibliográfica e da indexação: organização de documentos e organização de informação. Sistemas de classificação bibliográfica enquanto linguagens documentárias pré-coordenadas. Sistemas de organização de documentos: a Classificação Decimal de Dewey, a Classificação Decimal Universal e a Library of Congress Classification. Sistemas de classificação facetada: a teoria da classificação facetada e a Colon Classification, e as experiências do Classification Research Group. As listas de cabeçalhos de assunto: uso conjugado com os sistemas de classificação bibliográfica para a recuperação da informação. Princípios da classificação aplicados a diferentes contextos informacionais: bibliotecas, redes temáticas de informação, organização de sites, taxonomias corporativas. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas. Leitura e discussão de textos. Atividades práticas com a utilização dos códigos de classificação. Visitas técnicas programadas.
Critério
Apresentação de texto científico relacionado a temática da disciplina. Desenvolvimento de atividades práticas. Leitura e fichamento de textos. Apresentação de seminário.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
 
Bibliografia
     
ALVARES, L. Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Ed., 2012. 
BARBOSA, A. P. Teoria e prática dos sistemas de classificação bibliográfica. Rio de Janeiro: IBBD, 1969. 
BROUGHTON, V. Essential classification. New York : Neal-Schuman, 2004. 
CAMPOS, L.; MENEZES, E. M. Classificação Decimal Universal (CDU): instruções e exercícios. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1992. 
CINTRA, A. M. M. et al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Pólis, 2002 92 p. (Coleção Palavra-Chave, 4). 
CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL. Tradução de Francisco F. L. de Albuquerque e Maria T. G. F. de Albuquerque; revisão A. A. Briquet de Lemos. Brasília: IBICT, 1997-1999. 2 v. 
CUNHA, M. B. Building the future: the Brazilian university library in 2010. Ciência da Informação, v.29, n.1, p.71-89, 2000.
CUNHA, M. B. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ciência da Informação, v.28, n.3, p.257-268, 1999.
DEWEY, M. Dewey decimal classification. 22.ed. Albany: Forest Press, 2003. 4v. 
FERNÁNDEZ, L. M.; MARTÍNEZ, M. D. B. Teoría y práctica de la clasificación decimal universal (CDU). 2.ed. rev. corr. ampl. Gijón: Trea, 2002. 
GUARIDO, M. D. M. Como usar e aplicar a CDD 22. edição. Marília: Fundepe, 2008. 
HUNTER, E. J. Classification made simple. 2.ed. Burlington: Ashgate, 2002 
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Organização do conhecimento e sistemas de classificação. Brasília: IBICT, 1996. 
JANNUZZI, A. H. L.; AMORIM, R. C. R.; SOUZA, C. G. Implicações da categorização e indexação na recuperação da informação tecnológica contida em documentos de patentes. Ciência da Informação, v. 36, n.2, p.27-34, 2007.
LANGRIDGE, D. Classificação: abordagem para estudantes de Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 1977. 
MOMM, C. F.; LESSA, R. O. Sistema de classificação bibliográfica e a conceituação do turismo: uma visão da CDU. Perspectivas em Ciência da Informação, v.14, n.2, p.141-154, 2009.
PIEDADE, M. A. R. Introdução à teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1983. 
PINTO, M. (Ed.). Manual de clasificación documental. Madrid: Síntesis, 1999. 
RANGANATHAN, S. R. Colon classification: basic classification. Bombay: Asia Publishing House, 1960. 
RANGANATHAN, S. R. The organization of libraries. Glasgow: Oxford University, 1963. VICKERY, B. C. Classificação e indexação nas ciências. Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1980.
ROJAS, M. A. R.; DELGADO, L. B. H. Bases filosóficas de la organización de la información. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.1, p.3-17, 2010.
SILVA, C. M. A.; CARVALHO, M. A.; MARTIN, G. B. A.; ORTEGA, C. D. A ordenação de documentos como conteúdo curricular no curso de graduação em Biblioteconomia da UFMG e relato de proposta de disciplina. Perspectivas em Ciência da Informação, v.25, n.1, p.102-130, 2020.
SOUZA, R. F. Universo de ciência e tecnologia: organização e representação em classificações do conhecimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962104

Clique para consultar o oferecimento para 5962104

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP