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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962106 - Sistemas de Organização do Conhecimento II
Systems of Knowledge Organization II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno as funções dos tesauros, taxonomias, ontologias e folksonomias na organização e recuperação de informações. Discutir as relações entre linguagens de especialidade e linguagem natural. Capacitar o aluno para a utilização e operação de metodologias de construção e manutenção de linguagens especializadas. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8883942 - Deise Maria Antonio Sabbag
 
Programa Resumido
Os tesauros, taxonomias, ontologias e folksonomias e os processos de organizaçãoo e recuperação da informação.
 
 
 
Programa
Informação, conhecimento e linguagem. As linguagens documentais e o fluxo documental. Linguagens documentais e representação documental: o conceito de representação documental, estruturas e tipologias. Linguagem natural e linguagem de especialidade. Conceito e Termo. Terminologia. Cabeçalhos de assuntos. Tesauros. Ontologias. Taxonomias. Folksonomias. Softwares para a construção e gerenciamento de linguagens alfabéticas. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas/teóricas; discussões em sala de aula; leitura e elaboração de resenhas; uso de jogos para o desenvolvimento da aprendizagem; uso de vídeos e filmes relacionados aos temas da disciplina. Leituras programadas. Planejamento, execução e avaliação de pesquisa. Excursões programadas pelo departamento. Trabalhos de campo. Trabalhos especiais.
Critério
Resenhas de textos; trabalhos escritos individuais e em grupo;seminários; exercícios; aplicação de provas; construção de produtos; escrita de artigo científico, leituras programas; trabalhos de campo, trabalhos especiais; planejamento, execução e avaliação de pesquisa.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
 
Bibliografia
     
AITCHISON, J., GILCHRIST, A.  Manual para construção de tesauros.  Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1979.

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