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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962112 - Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Eletronic Document Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é promover a compreensão do processo completo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) por meio do estudo dos conceitos, legislações e tecnologias que permeiam o documento em formato eletrônico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7375832 - Jose Eduardo Santarem Segundo
 
Programa Resumido
Conceitos e práticas introdutórias acerca de Tecnologias da Informação e da Comunicação ligadas a Biblioteconomia e Ciências da Informação.
 
 
 
Programa
1.	Conceitos e fundamentos básicos de arquivo, documento, gestão documental e gerenciamento eletrônico de documentos. Neste tópico é feita uma abordagem introdutória sobre arquivos, tipologia documental, tipos de arquivo e importância do gerenciamento eletrônico de documentos.
2.	Abordagem sobre documento digital e partes de um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos;
3.	Legislação sobre conversão e substituição do documento físico para o documento digital. Destaca-se com ênfase a lei 12682/2012 e seus vetos, assim como esclarece a questão do uso do microfilme em relação ao documento digitalizado.
4.	Criptografia, certificado digital e assinatura digital. Apresenta-se neste tópico além do uso, os procedimentos para aquisição e implementação destes itens no gerenciamento eletrônico de documentos;
5.	Descrição e indexação em gerenciamento eletrônico de documentos. Neste tópico abordam-se os padrões de metadados, as técnicas de indexação e uso de elementos como indexação para recuperação full-text, todos direcionados para o gerenciamento eletrônico de documentos.
6.	Processo de digitalização. Aborda-se todo o processo de digitalização desde o preparo do documento até os procedimentos posteriores como nomeação de arquivos, formatos, qualidade, OCR e tipos de equipamentos. O curso dispõe de um laboratório de digitalização com scanners variados e de última geração, que são utilizados nesta disciplina.
7.	Ferramentas para gestão eletrônica de documentos. Trabalha-se todo o processo de gestão eletrônica de documentos do ponto de vista de uso de um software gerenciador. Utiliza-se nesta disciplina a plataforma opensource Alfresco Community.
8.	Recuperação da informação. Neste tópico aborda-se todos os modelos de recuperação baseados em estruturas de classificação, termos, campos de descrição além do uso de busca facetada e full-text search, tanto do ponto de vista conceitual com de prática e uso na plataforma Alfresco.
9.	Projeto final com implementação de ambientes de gerenciamento eletrônico de documentos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas de laboratório
Critério
Conjunto de atividades práticas (Peso 3) Projeto Final (Peso 7).
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar
 
Bibliografia
     
ANDRADE, M. V. M. Gerenciamento eletrônico da informação: ferramenta para a gerência eficiente dos processos de trabalho. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12, 2002, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2002. Disponível em < www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/84.a.pdf>. Acesso em 17 fev 2010.
AQUINO, Mirian de Albuquerque. Metamorfoses da cultura: do impresso ao digital, criando novos formatos e papéis em ambiente de informação. Revista Ciência da Informação, v. 33, n. 2, 2004. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/504/458 >. 
BALDAM, R.; VALLE, R.; CAVALCANTI, M. GED: gerenciamento eletrônico de documentos. São Paulo: Érica, 2002.
BELLOTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes. Tratamento documental. 2. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
CÂMARA TÉCNICA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS. Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos: eARQ. Rio de Janeiro: Conarq, 2006. Disponível em: .
CENADEM. Como montar projetos de GED: linhas mestras para análise, seleção e implantação. 2008.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: 
LUCCA, Giana, CHARÃO, Andrea Schwertner; STEIN, Benhur de Oliveira. Metadados para um Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos. Arquivística.net, v. 2, n. 1, 2006. Disponível em: < http://www.arquivistica.net/ojs/include/getdoc.php?id=188&article=54&mode=pdf >. Acesso em: 17 fev. 2010.
SANTOS, Flaviane Cezar dos; CHARÃO, Andréa S.; FLORES, Daniesl. Análise de produtos para gerenciamento eletrônico de documentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 4, 2003, Salvador. Anais do IV CINFORM: ciência da informação: fronteira e tendências. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2003. Disponível em: < http://dici.ibict.br/archive/00000589/01/An%C3%A1lise_de_produtos.pdf >. Acesso em 17 fev. 2010.
THOMAZ, Kátia P.; SANTOS, Vilma Moreira. Metadados para o gerenciamento eletrônico de documentos de caráter arquivístico - GED/A: estudo comparativo de modelos e formulação de uma proposta preliminar. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 4, n. 4, 2003. Disponível em: < http://www.dgz.org.br/ago03/Art_04.htm >. Acesso em: 17 fev. 2010.
 

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