Familiarizar o aluno sobre os conceitos envolvidos com o desenvolvimento e a gestão de sistemas administrativos e de informação. Apresentar ferramentas para que o aluno possa compreender e administrar os componentes fundamentais de uma organização. Oferecer ao aluno, a partir de uma postura administrativa, o conhecimento necessário para o desenvolvimento e administração de um sistema de informação.
Principais Teorias Administrativas e Sistemas de Informação voltados ao profissional da informação.
1. O Enfoque Sistêmico e as Organizações 2. As Áreas Funcionais: Produção e Operações 3. As Áreas Funcionais: Marketing, Recursos Humanos e Finanças 4. Processo Decisório e Resolução de Problemas 5. Conceito de Sistema 6. Recursos e Componentes de um SI 7. Ciclo de Desenvolvimento de um SI 8. Metodologia de Implantação de um SI 9. Avaliação de um SI 10. Tipos de SI
1. Batista, E.O. Sistemas de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2005. 2. BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração: novo cenário competitivo. São Paulo: Atlas, 2006. 3. Cortes, P.L. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2008. Cruz, T. Sistemas, organização & métodos: administrando organizações por meio de processos de negócios. São Paulo: Atlas, 2003. 4. Laudon, k.C.; Laudon, J.P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Prentice Hall, 2007. 5. O’Brien, J. A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet, São Paulo. São Paulo: Saraiva, 2004. 6. Oliveira, D. P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2009.