Essa disciplina busca refletir, à luz do trabalho de Gnerre, como o processo da escrita marca o acesso ao poder e à posição de prestígio. Intenta também discutir, à luz dos estudos discursivos, o processo de leitura e de constituição do arquivo como instâncias de constituição do sujeito do discurso científico. Por fim, pretende estudar o processo da produção textual do trabalho científico, os passos para o dito planejamento desse portador de texto, os efeitos de unidade, coesão e coerência pretendidos pelo sujeito, as características do texto argumentativo aceitas como evidência de verdade e referencialidade.
O que é a autoria? Como trabalhar com o discurso científico, fazendo valer a posição de quem enuncia sobre um objeto? Responder a essas questões está no horizonte da disciplina que propõe pensar a escrita a partir da relação com o efeito de verdade e poder.
1. Linguagem, escrita e poder 2. Os gestos de leitura e a constituição do arquivo 3. A constituição do sujeito do discurso jornalístico 4. Etapas de planejamento do texto 5. Características do texto argumentativo-científico 6. Argumentação e linguagem: o sujeito inscreve-se nas redes de memória 7. Coerência textual 8. Coesão textual 9. O efeito de unidade do texto científico 10. Evidência de verdade no dizer legitimado pela ciência
Citelli, A. O texto argumentativo. São Paulo, Scipione, 1994. Geraldi. J.W. Portos de passagem. São Paulo, Martins Fontes, 2000. Ginzburg, C. O queijo e os vermes. São Paulo, Companhia das Letras, 1997. Gnerre, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo, Martins Fontes, 1998. Maingueneau, D. Novas tendências em Análise do Discurso. Campinas, Pontes & Editora da Unicamp, 1997. Orlandi, E. P. Discurso e leitura. Campinas, Editora da Unicamp,1988. Orlandi, E.P. Interpretação - autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico, Rio de Janeiro, Editora Vozes, 1996. Pécora, A . Problemas de redação. São Paulo, Martins Fontes, 1986. Scholes, R. Protocolos de Leitura. Lisboa, Edições 70, 1989. Serafini, M. T. Como escrever textos. Rio de Janeiro, Editora Globo, 1985. Signorini, I. (org) Investigando a relação oral/escrito. Campinas, Mercado das letras, 2001. Zaccur, E. (org) A magia da linguagem. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2001.