A disciplina objetiva apresentar aos alunos teorias, técnicas e ferramentas administrativas voltadas à gestão de Unidades e Serviços de Informação.
Estudo de teorias e conceitos administrativos no âmbito das Unidades e Serviços de Informação.
1) Gestão em Unidades e Serviços de Informação (USIs) 2) O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ no âmbito das USIs 3) Fundamentos da gestão de excelência em USIs segundo o MEG 4) Liderança, Estratégias e Planos em USIs ancorados no MEG 5) As Pessoas e os Processos no âmbito da gestão de USIs alinhada ao MEG 6) Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento na gestão de USIs alinhada ao MEG 7) Avaliação dos resultados de USIs e os padrões do MEG
1. FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Modelo de excelência da gestão (MEG): guia de referência da gestão para excelência. 21. ed., São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2016. 2. ______. ______: instrumento de avaliação da maturidade da gestão. 21. ed. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2017. 3. ______. Cadernos de Excelência: introdução ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG). São Paulo: FNQ, 2008. 4. PAGLIUSO, A. T.; CARDOSO, R.; SPIEGEL, T. Gestão organizacional: o desafio da construção do modelo de gestão. São Paulo: Saraiva, 2010. 155 p. 5. BATTAGLIA, D.; BORCHARDT, M. Análise do processo de recuperação de serviços a partir das reclamações dos clientes: estudo de caso em três organizações. Production, v. 20, n. 3, p. 455-470, 2010. 6. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed., São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006. 7. BEAL, A. Segurança da informação: princípios e melhores práticas para a proteção dos ativos de informação nas organizações. São Paulo: Atlas, 2005. 8. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 358 p. GARCIA, L. G. O modelo de excelência da gestão (MEG) favorece a existência das organizações do conhecimento de Chun W. Choo? InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 66-89, mar./ago. 2016.