Com enfoque prático e empreendedor, e dotada de discussões e atividades voltadas ao estabelecimento de uma atitude proativa frente à Inteligência Competitiva (IC), a disciplina tem como principais objetivos: A. Apresentar, de forma prática, as principais atividades de IC; B. Desenvolver práticas de IC que conduzam ao empoderamento profissional.
Apresentar, de forma introdutória, as principais práticas para o início das atividades de IC em instituições públicas e privadas, apoiando o desenvolvimento nos alunos dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessárias tanto ao início das atividades de IC quanto ao seu empoderamento profissional.
1. O que é Inteligência Competitiva (IC)? 2. O contexto da IC 3. Fundamentos da IC 4. O ciclo de IC: teoria e prática 5. IC e o sucesso profissional: relações 6. Projeto prático de IC para o empoderamento profissional.
1. DUTRA, J. S. Gestão de carreiras: a pessoa, a organização e as oportunidades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 2. ESBROGEO, M. C.; MELO-SILVA, L. L. Informação profissional e orientação para a carreira mediadas por computador: uma revisão da literatura. Psicologia USP, v. 23, n. 1, p. 133-155, 2012. 3. FULD, L. M. The new competitor intelligence: the complete resource for finding, analyzing and using information about your competitors. New York: John Wiley & Sons, 1995. 4. GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 5. HERRING, J. P. Tópicos fundamentais de inteligência: processo para identificação e definição de necessidades de inteligência. In: PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. Inteligência Competitiva na Prática. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 6. MENA, Isabela. Verbete draft: o que é PechaKucha. 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2019. 7. NÚCLEO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT/Materiais). Manual de Inteligência Competitiva. 2004 [Manual interno] – Disponível via Moodle 8. SAWKA, K. Stages of analysis. Competitive Intelligence Magazine. v.5, n.6, nov./dez. 2002. 9. VANCE PEAVY, R. Constructivist career counselling and assessment. Guidance & Counseling, v. 11, n. 3, p. 8, 1996.