Mantendo o enfoque prático e empreendedor da disciplina “Inteligência Competitiva com enfoque empreendedor (I)”, os principais objetivos dessa disciplina são: A. Ampliar o leque de técnicas e apresentar, com maior profundidade, as principais práticas para o inicio das atividades de Inteligência Competitiva (IC) em instituições públicas e privadas. B. Consolidar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais necessários ao início das atividades de IC.
Ampliar o leque de técnicas e apresentar, com maior profundidade, as principais práticas para o inicio das atividades de Inteligência Competitiva (IC) em instituições públicas e privadas, consolidando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais necessários ao início das atividades de IC.
1. Monitoramento ambiental: tópicos avançados 2. O profissional de IC enquanto Empreendedor Informacional 3. Métodos e Técnicas Avançadas de Análise e Coleta de IC 4. Tópicos complementares sobre a Concepção, Implementação e Avaliação de produtos de IC
1. BENSOUSSAN, B.; FLEISHER, C. S. Strategic and competitive analysis: methods and techniques for analyzing business competition. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2003. 2. DUTRA, J. S. Gestão de carreiras: a pessoa, a organização e as oportunidades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 3. FULD, L. M. The new competitor intelligence: the complete resource for finding, analyzing and using information about your competitors. New York: John Wiley & Sons, 1995. 4. NÚCLEO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT/Materiais). Manual de Inteligência Competitiva. 2004 [Manual interno] – Disponível via Moodle 5. PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 6. SAWKA, K. Stages of analysis. Competitive Intelligence Magazine. v.5, n.6, nov./dez. 2002. 7. TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001.