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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962127 - Inteligência Competitiva com Enfoque Empreendedor II
Competitive Intelligence with entrepreneurial approach II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Mantendo o enfoque prático e empreendedor da disciplina “Inteligência Competitiva com enfoque empreendedor (I)”, os principais objetivos dessa disciplina são:
A.	ampliar o leque de técnicas e apresentar, com maior profundidade, as principais práticas para o início das atividades de Inteligência Competitiva (IC) em instituições públicas e privadas; 
B.	consolidar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais importantes ao início das atividades de IC; 
C.	desenvolver as práticas de IC que conduzam ao empoderamento profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6369913 - Ieda Pelógia Martins Damian
 
Programa Resumido
Ampliar o leque de técnicas e apresentar, com maior profundidade, as principais práticas para o inicio das atividades de Inteligência Competitiva (IC) em instituições públicas e privadas, consolidando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessários tanto ao início das atividades de IC quanto ao empoderamento profissional.
 
 
 
Programa
1. As Cinco Forças de Porter: teoria e prática
2. Metodologia de análise macroambiental: teoria e prática
3. Criação e implementação do Plano de Alavancagem do Sucesso Profissional com a ajuda da IC
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, debates e trabalhos de campo em IC
Critério
Se o aluno atingir FREQÜÊNCIA e NOTA iguais ou superiores ao mínimo exigido pela USP, o aluno estará aprovado. A nota da disciplina corresponderá à avaliação das Atividades em sala (40%) – incluindo a atividade semanal de discussão/arguição denominada “Recapitulando” – e das Entregas (60%) produzidas ao longo do semestre. O peso de cada atividade em sala/entrega varia conforme o seu grau de dificuldade. Como várias entregas são interdependentes, atrasos causariam um desarranjo importante no andamento do projeto. Sendo assim, entregas fora do prazo não serão aceitas! Tendo em vista que muitos dos trabalhos da disciplina ocorrerão dentro de alguma organização (normalmente aquela em que o aluno trabalha ou faz estágio), o chefe imediato ou alguma outra contraparte da organização (o “patrocinador”) será contatado pelo professor ao longo do semestre, para fins de averiguação de desempenho. O aluno deverá obter o consentimento dessa pessoa até a próxima aula, e seu telefone e e-mail deverão ser disponibilizados ao professor. Alunos que não trabalham nem fazem estágio poderão cursar normalmente a disciplina. Para tanto, deverão encontrar alguma organização (ONGs, de preferência) que concorde em sediar o estudo. A escolha da organização deverá contar com a anuência do professor, o qual deverá ser informado sobre a organização escolhida até a segunda aula.
Norma de Recuperação
Alunos que, após a correção de todos os trabalhos, tenham frequência mínima e média entre 3,0 e 5,0 poderão realizar a Recuperação, que consiste na realização de uma Prova Escrita, que versará sobre todo o conteúdo da matéria, incluindo aquele presente nos slides, na bibliografia e discutido em sala de aula. A prova será realizada no local e horário da disciplina, na primeira semana de recuperação. Se o aluno atingir a média mínima exigida pela USP, estará aprovado.
 
Bibliografia
     
1.	BENSOUSSAN, B.; FLEISHER, C. S. Strategic and competitive analysis: methods and techniques for analyzing business competition. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2003. 
2.	DUTRA, J. S. Gestão de carreiras: a pessoa, a organização e as oportunidades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
3.	FULD, L. M. The new competitor intelligence: the complete resource for finding, analyzing and using information about your competitors. New York: John Wiley & Sons, 1995.
4.	NÚCLEO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT/Materiais). Manual de Inteligência Competitiva. 2004 [Manual interno] – Disponível via Moodle
5.	PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
6.	SAWKA, K.  Stages of analysis. Competitive Intelligence Magazine. v.5, n.6, nov./dez. 2002.
7.	TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001.
 

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