Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970001 - Instrumento ou Canto I
Instrument or Voice I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos alunos uma introdução aos estudos do instrumento/canto; trabalhar a técnica básica por meio de um repertório e exercícios específicos para cada instrumento/canto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8859062 - André Luís Giovanini Micheletti
535192 - Cássia Carrascoza Bomfim
3566758 - Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio
4973639 - Fátima Graça Monteiro Corvisier
4788128 - Fernando Crespo Corvisier
5296560 - Gustavo Silveira Costa
3227224 - Maria Yuka de Almeida Prado
6532915 - Simone Gorete Machado
 
Programa Resumido
Exercícios e repertório condizentes com a especificidade de cada instrumento/canto.
 
 
 
Programa
Este nome "Instrumento ou Canto" é genérico pois, diz respeito, na realidade, as especialidades musicais oferecidas no departamento. Desse modo, o programa específico de cada uma destas especialidades estará à disposição na secretaria do Departamento de Música. Não obstante, podemos afirmar que o curso "Instrumento ou Canto" se organizará com base na bibliografia de conteúdo especificamente técnico-instrumental ou vocal, somada a toda literatura de repertório do instrumento/canto cursado. 1. Metais: Trompa, Trompete, Trombone e Tuba  Funcionamento do sistema respiratório e sua função na prática e execução de instrumentos de metal  Exercícios de respiração específicos para o desenvolvimento da capacidade de armazenamento e controle do ar;  Conhecimento dos seguintes instrumentos: trompete, trompa, trombone tenor e tuba;  Exercícios no bocal;  Vibração dos lábios;  Produção do som;  Digitação;  Série harmônica, cromatismo, escalas maiores e menores;  Articulações e flexibilidades.  Leitura em diferentes claves;  Transposição. 2. Percussão  Técnica de duas baquetas, técnica de quatro baquetas; leitura à primeira vista. Técnica, repertório solo e orquestral dos instrumentos de percussão sinfônicos, incluindo tímpanos, caixa clara, xilofone, marimba, vibrafone, glockenspiel, bumbo sinfônico, pandeiro sinfônico, triângulo sinfônico, pratos a dois e suspenso. Aulas práticas orientadas, ensaios e preparação de repertório, estudo de obras condizentes ao nível de execução individual. 3. Piano  J.S. Bach – um Prelúdio e Fuga do livro Cravo bem Temperado volumes I ou II  Uma Sonata Clássica  Um Estudo de Cramer, Clementi ou Moszkowski  Uma Peça Romântica 4. Violão  10 Estudos: Francisco Tárrega (Estudo em Mi/ em Dó – Arpejos) Matteo Carcassi (Op.60 – nº 2 e 3) Leo Brouwer (Estudos simples – 1 a 6) 5. Violoncelo  Uma suite de Bach  3 estudos ou caprichos (Popper, Duport ou Piatti)  Um Concerto (ou peça concertante) Clássica ou Romântico  Uma peça brasileira
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas ministradas individualmente e/ou em grupo. Cada instrumento ou canto utilizará o método de ensino específico.
Critério
Frequência às aulas; assimilação e execução do conteúdo e metodologia propostos pelo professor; demonstração de progressos técnicos; estudos do método específico de cada instrumento/canto. Aplicação de prova ao final do semestre que, a critério do docente ministrante, poderá ser avaliada somente por ele ou por uma banca.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
A bibliografia específica será fornecida pelo docente responsável pelo instrumento.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970001

Clique para consultar o oferecimento para 5970001

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP