Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970002 - Piano em Grupo I
Group Piano I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina pretende familiarizar o graduando não pianista com o instrumento piano buscando atender às suas necessidades musicais e profissionais para que ele possa: adquirir um domínio básico do piano indispensável à sua formação como músico e educador musical, possibilitar a leitura de uma obra a ser estudada, ou como elemento acompanhante de auxílio natural ao estudante nas suas mais variadas atividades didáticas e performáticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6532915 - Simone Gorete Machado
 
Programa Resumido
A disciplina será ministrada tendo em vista a abordagem de três aspectos principais e suas aplicações no ensino musical: desenvolvimento técnico, desenvolvimento das habilidades funcionais e conhecimento de repertório. O programa inclui ainda a conscientização da postura corporal e sua utilização na execução pianística de habilidades funcionais.
 
 
 
Programa
– Desenvolvimento da técnica básica e aplicação de exercícios de mecanismo (postura e posicionamento das mãos); – Conhecimento das escalas em movimento direto e arpejos em estado fundamental; – Repertório e suas práticas interpretativas (duetos, solos e conjuntos); – Habilidades funcionais (progressões harmônicas, melodia com cifra, improvisação e tríades), principalmente a fluência de leitura através do uso de material específico; – Estudos de caso: observação e reflexão de situações-problema; simulação de aula entre os participantes. Práticas como Componentes Curriculares: 10 horas como atividades de aplicação dos conteúdos estudados, tendo em vista o uso do instrumento em diversas atividades didático-pedagógicas em uma aula de música (composição de pequenos trechos musicais, improvisação, leitura à primeira vista, apreciação musical e ensino de música através do instrumento).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Metodologia de ensino coletivo incluindo as atividades individuais com fone de ouvido, atividades em pares, trios e grandes grupos. – 20 horas de aulas práticas destinadas ao aprimoramento pianístico; – 60 horas para que o aluno se dedique ao estudo do instrumento; – 10 horas de PCC como atividades de aplicação dos conteúdos estudados.
Critério
Destreza ao instrumento do material pedido em tarefas de casa e provas que identifiquem a evolução do discente.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BARTÓK, B. Mikrokosmos vols. 1-3. Londres: Boosey & Hawkes. BASTIEN, J. A Line a Day Sight Reading vols. 1-4, Kjos Music Co., 1991. CLARK, F. Keyboard Musician for the adult Beginner. Alfred Music Publishing, 1980. COSTA, C. H.; MACHADO, S. G. Piano em Grupo: livro didático para o ensino superior. Vol. I. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. LANCASTER, E.L.; RENFROW, K.D. Alfred’s group piano for adults. Book I 2a. Ed. Alfred Music Publishing, 2004. MACH, E. Contemporary Class Piano. 7a. Ed. Oxford University Press, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970002

Clique para consultar o oferecimento para 5970002

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP