Esta disciplina pretende familiarizar o graduando não pianista com o instrumento piano buscando atender às suas necessidades musicais e profissionais para que ele possa: adquirir um domínio básico do piano indispensável à sua formação como músico e educador musical, possibilitar a leitura de uma obra a ser estudada, ou como elemento acompanhante de auxílio natural ao estudante nas suas mais variadas atividades didáticas e performáticas.
A disciplina será ministrada tendo em vista a abordagem de três aspectos principais e suas aplicações no ensino musical: desenvolvimento técnico, desenvolvimento das habilidades funcionais e conhecimento de repertório. O programa inclui ainda a conscientização da postura corporal e sua utilização na execução pianística de habilidades funcionais.
– Desenvolvimento da técnica básica e aplicação de exercícios de mecanismo (postura e posicionamento das mãos); – Conhecimento das escalas em movimento direto e arpejos em estado fundamental e inversões; – Repertório e suas práticas interpretativas (duetos, solos e conjuntos); – Habilidades funcionais (progressões harmônicas, melodia com cifra, improvisação e tríades), principalmente a fluência de leitura com transposição através do uso de material específico; – Estudos de caso: observação e reflexão de situações-problema; simulação de aula entre os participantes.
BARTÓK, B. Mikrokosmos vols. 1-3. Londres: Boosey & Hawkes. BASTIEN, J. A Line a Day Sight Reading vols. 1-4, Kjos Music Co., 1991. CLARK, F. Keyboard Musician for the adult Beginner. Alfred Music Publishing, 1980. LANCASTER, E.L.; RENFROW, K.D. Alfred’s group piano for adults. Book I 2a. Ed. Alfred Music Publishing, 2004. MACH, Elyse. Contemporary Class Piano. 7a. Ed. Oxford University Press, 2010. SILVA, A. R. Aprender, tocar e criar ao piano: repertório e harmonia. São Paulo: Irmãos Vitale, 2009.