Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970004 - Tecnologia Musical II
Music Technology II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Complementar os estudos realizados na disciplina Tecnologia Musical I concentrando-se nos tópicos relacionados a processamento, análise, produção e reprodução sonora, bem como a pesquisa e o desenvolvimento na área, colocando o aluno em contato com as teorias, linhas de pesquisa e ferramentas tecnológicas que se empregam em diversos estágios da produção e da pesquisa, fundamentais para o trabalho do músico, educador e pesquisador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1962200 - Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
 
Programa Resumido
O curso abordará os fundamentos do processamento sonoro (efeitos, filtragem e transformações), análise sonora e musical, o uso de programas de computador e outras ferramentas para criação e composição, tecnologias de reprodução sonora (sonorização e acústica de salas) e a pesquisa e educação na área.
 
 
 
Programa
1. Processamento sonoro: Introdução ao processamento digital de áudio. Modulações e transformações básicas de sinais. Filtros (analógicos e digitais) e equalização. Efeitos sonoros e princípios de funcionamento. Processadores dinâmicos. 2. Análise sonora e musical: Programas de análise e manipulação espectral. Recuperação de informação musical. 3. Ferramentas para criação e produção musical. Introdução à composição auxiliada por computador. 4. Reprodução sonora: Auralização. Amplificadores. Sistemas de sonorização e reprodução multicanal. Noções de acústica de salas e tratamento acústico. Construção de ambiência. 5. Pesquisa e Educação: Introdução à computação musical e áreas de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas sobre os conceitos básicos da disciplina acompanhadas de demonstrações e atividades práticas de laboratório de informática musical.
Critério
A avaliação será feita por meio de provas teóricas e por trabalhos acadêmicos e práticos realizados em laboratório.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Puckette, M. (2006) The Theory and Technique of Electronic Music. New Jersey: World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd.
Roads, C. (1996). The Computer Music Tutorial. Cambridge, MA: The MIT Press.
Cook, P. R. (2002). Real Sound Synthesis for Interactive Applications. Natick: A. K. Peters Ltd.
Miranda, E. R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford: Focal Press.
Moore, F. R. (1990). Elements of Computer Music. Prentice Hall.
Griffiths, P. (1986). A Música Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Zuben, P. (2004). Música e tecnologia: o som e seus novos instrumentos. Irmãos Vitale.
Bistafa, S.R. (2006). Acústica aplicada ao controle de ruído, Ed. Edgard Blücher.
Rumsey, F. (2003). Spatial audio. Oxford: Focal Press.
Blauert, J. (1983). Spatial Hearing, the psychophysics of human sound localization. Cambridge: MIT Press.
Roederer, J. G. (1998). Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp.
Cysne, L. F. (2006). A bíblia do som. 1280p. Ed. Música & Tecnologia.
Pierce, J. R. (1983, 1992). The science of musical sound. New York: W. H. Freeman & Company, Scientific American Books.
Dodge, C., Jerse, T. A. (1985). Computer Music: Synthesis, Composition, and Performance. New York: Schirmer Books.
Chadale, J. (1997) Electric Sound: The Past and Promise of Electronic Music. New Jersey: Prentice Hall.
Pohlmann, K. C. (1995). Principles of digital audio. New York: McGraw-Hill.
Chanan, M. (1995). Repeated Takes: A Short History of Recording and its Effects on Music. London/New York: Verso.
Cook, N. (1998). Analysing Musical Multimedia. New York: Oxford University Press.
Lansky, P. (1990). A View from the Bus: When Machines Make Music. Perspectives of New Music, 28 (2), 102-110.
Machado, A. (1993). Máquina e Imaginário. São Paulo: Edusp.
Menezes, F. (Ed.). (1996). Música Eletroacústica: Histórias e Estéticas. São Paulo: EDUSP.
Moscal, T. (1994). Sound Check: The Basics of Sounds and Sound Systems. Milwaukee: Hal Leonard.
Mowitt, J. (1987). The Sound of Music in the Era of its Electronic Reproduction. In: R. L. & S. McClary (Ed.), Music and Society: The politics of composition, perfomance and reception (pp. 173-197). Cambridge: Cambridge University Press.
Rowe, R. (1993) Interactive music Systems. Cambridge, MA: The MIT Press.
Stark, S. H. (1996). Live Sound Reinforcement. Emeryville. MixBooks.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970004

Clique para consultar o oferecimento para 5970004

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP