Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970004 - Tecnologia Musical II
Music Technology II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Complementar os estudos realizados na disciplina Tecnologia Musical I concentrando-se nos tópicos relacionados a processamento, análise, produção e reprodução sonora, bem como a pesquisa e o desenvolvimento na área, colocando o aluno em contato com as teorias, linhas de pesquisa e ferramentas tecnológicas que se empregam em diversos estágios da produção e da pesquisa, fundamentais para o trabalho do músico, educador e pesquisador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1962200 - Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
 
Programa Resumido
O curso abordará os fundamentos do processamento sonoro (efeitos, filtragem e transformações), análise sonora e musical, o uso de programas de computador e outras ferramentas para criação e composição, tecnologias de reprodução sonora (sonorização e acústica de salas) e a pesquisa e educação na área.
 
 
 
Programa
1.	Processamento sonoro: Introdução ao processamento digital de áudio. Modulações e transformações básicas de sinais. Filtros (analógicos e digitais) e equalização. Efeitos sonoros e princípios de funcionamento. Processadores dinâmicos. 
2.	Análise sonora e musical: Programas de análise e manipulação espectral. Recuperação de informação musical. 
3.	Ferramentas para criação e produção musical. Introdução à composição auxiliada por computador.
4.	Reprodução sonora: Auralização. Amplificadores. Sistemas de sonorização e reprodução multicanal. Noções de acústica de salas e tratamento acústico. Construção de ambiência. 
5.	Pesquisa e Educação: Introdução à computação musical e áreas de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas sobre os conceitos básicos da disciplina acompanhadas de demonstrações e atividades práticas de laboratório de informática musical.
Critério
A avaliação será feita por meio de provas teóricas, trabalhos acadêmicos e trabalhos práticos realizados em laboratório.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica
         BISTAFA, S.R. Acústica aplicada ao controle de ruído. Ed. Edgard Blücher. 2006
DODGE, C., Jerse, T. A. Computer Music: Synthesis, Composition, and Performance. 2a. ed. New York: Schirmer Books. 1997.
MENEZES, F. (Ed.). Música Eletroacústica: Histórias e Estéticas. São Paulo: EDUSP. 1996.
MIRANDA, E. R. Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford: Focal Press. 1998
ZUBEN, P. Música e tecnologia: o som e seus novos instrumentos. Irmãos Vitale. 2004.

Complementar
BLAUERT, J. Spatial Hearing, the psychophysics of human sound localization. Cambridge: MIT Press. 1983.
POHLMANN, K. C. Principles of digital audio. New York: McGraw-Hill. 1995.
PUCKETTE, M. The Theory and Technique of Electronic Music. New Jersey: World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd. 2006.
ROADS, C. The Computer Music Tutorial. Cambridge, MA: The MIT Press. 1996.
ROWE, R. Interactive music Systems. Cambridge, MA: The MIT Press. 1993.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970004

Clique para consultar o oferecimento para 5970004

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP