Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970006 - Tecnologia Musical I
Music Technology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Geral: Analisar e refletir sobre as novas as ferramentas tecnológicas empregadas nos diversos estágios do ensino, pesquisa e produção musical. Específicos: 1) Contribuir para a formação de professores que saibam utilizar as novas tecnologias eletrônicas em suas práticas pedagógicas. Apresentar técnicas de utilização e produção de softwares educativos, a utilização da multimídia nas situações de ensino e a utilização de softwares de edição musical para a preparação de material pedagógico. 2) fundamentos teóricos e Técnicas de gravação, o uso de sintetizadores e a edição de partituras em computador são atividades que fazem parte do cotidiano do músico e a experiência com esses meios se reflete na formação de um bom profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1962200 - Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
 
Programa Resumido
O curso abordará as tecnologias fundamentais para o ensino e produção musical: softwares de notação musical, softwares de cunho pedagógico, utilização de multimídia em sala de aula, além do uso de programas de computador para a gravação de instrumentos acústico, eletrônicos e digitais (sintetizadores).
 
 
 
Programa
1. Novas tecnologias para o ensino e a produção musical. 2. Técnicas de utilização e produção de recursos didáticos: recursos gráficos/artísticos, softwares pedagógicos, slides, transparências, vídeos. 3. Técnicas de utilização e produção de softwares educativos. Utilização da multimídia nas situações de ensino. 4. Controle e comunicação musical: Conexões entre equipamentos musicais. MIDI e outros protocolos de comunicação. 5. Instrumentos eletrônicos e digitais: História e evolução. Modelos e técnicas de síntese sonora. Amostradores, sintetizadores e manipuladores de sinal. Instrumentos virtuais. 6. Representação musical: programas para notação musical.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas sobre os conceitos básicos da disciplina acompanhadas de demonstrações e atividades práticas de laboratório de informática musical.
Critério
A avaliação será feita por meio de provas teóricas, trabalhos acadêmicos e trabalhos práticos realizados em laboratório.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de prova ou trabalho no prazo estipulado pela Resolução COG 3583.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Fernando. Educação e Informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987. COOK, N. (1998). Analysing Musical Multimedia. New York: Oxford University Press. COOK, P. R. (2002). Real Sound Synthesis for Interactive Applications. Natick: A. K. Peters Ltd. DICKREITER, M. (1989). Tonmeister technology: recording environments, sound sources and microphone techniques. New York: Temmer Enterprises, Inc. GIACOMANTONIO, Marcello. O ensino pelos meios audio-visuais. São Paulo: Martins Fontes, 1985. MAGALDI, Sílvia. Educação, Escola e Mídia: a imprescindível aliança. São Paulo: FDE, 1996. PIERCE, J. R. (1983, 1992). The science of musical sound. New York: W. H. Freeman & Company, Scientific American Books. RATTON, M. (2005). MIDI total, fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Ed. Música e Tecnologia. VALE, S.d. (1997). Microfone: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia. VALENTE, José Armando. Questão do Software: parâmetros para o desenvolvimento de Software Educativo. Campinas: Nied, Unicamp, 1989.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970006

Clique para consultar o oferecimento para 5970006

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP