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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970006 - Tecnologia Musical I
Music Technology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar os fundamentos teóricos e as ferramentas tecnológicas empregadas nos diversos estágios da produção e da pesquisa musical, fundamentais no trabalho do músico e do pesquisador nas áreas de música e som. Técnicas de gravação, o uso de sintetizadores e a edição de partituras em computador são atividades que fazem parte do cotidiano do músico e a experiência com esses meios se reflete na formação de um bom profissional. Além disso, observa-se um crescimento das práticas eletroacústicas em nossa cultura musical, o que requer o conhecimento das tecnologias que as suportam.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1962200 - Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
 
Programa Resumido
O curso abordará os fundamentos do som analógico e digital, da captação, gravação, edição e mixagem, da síntese sonora e sistemas de notação musical, bem como meios de comunicação e controle de musical, formatos de áudio, e o uso de programas de computador, instrumentos eletrônicos e digitais (sintetizadores).
 
 
 
Programa
1. Som analógico e digital: Números, funções e operações matemáticas essenciais. Conversão Analógico/Digital (AD) e Digital/Analógico (DA). Representação temporal e espectral e formatos de áudio. 2. Controle e comunicação musical: Conexões entre equipamentos musicais. MIDI e outros protocolos de comunicação. 3. Captação sonora: Microfones (tipos, parâmetros e aplicações). Meios e técnicas de gravação estereofônica e multicanal. 4. Mixagem e masterização: O console de mixagem. Mixagem estéreo e envolvente (surround). Edição e finalização. Ambientes integrados (programas de gravação e edição sonora). 5. Instrumentos eletrônicos e digitais: História e evolução. Modelos e técnicas de síntese sonora. Amostradores, sintetizadores e manipuladores de sinal. Instrumentos virtuais. 6. Representação musical: programas para notação musical.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas sobre os conceitos básicos da disciplina acompanhadas de demonstrações e atividades práticas de laboratório de informática musical.
Critério
A avaliação será feita por meio de provas teóricas e por trabalhos acadêmicos e práticos realizados em laboratório.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de prova ou trabalho no prazo estipulado pela Resolução COG 3583.
 
Bibliografia
     
BISTAFA, S.R. (2006). Acústica aplicada ao controle de ruído, Ed. Edgard Blücher. BLAUERT, J. (1983). Spatial Hearing, the psychophysics of human sound localization. Cambridge: MIT Press. CHADALE, J. (1997) Electric Sound: The Past and Promise of Electronic Music. New Jersey: Prentice Hall. CHANAN, M. (1995). Repeated Takes: A Short History of Recording and its Effects on Music. London/New York: Verso. COOK, N. (1998). Analysing Musical Multimedia. New York: Oxford University Press. COOK, P. R. (2002). Real Sound Synthesis for Interactive Applications. Natick: A. K. Peters Ltd. DANTE, L. R. (2011). Matemática: contexto & aplicações, 3v. São Paulo: Ed. Ática. DICKREITER, M. (1989). Tonmeister technology: recording environments, sound sources and microphone techniques. New York: Temmer Enterprises, Inc. DODGE, C., Jerse, T. A. (1985). Computer Music: Synthesis, Composition, and Performance. New York: Schirmer Books. EVEREST, F. A. (2001). The master handbook of acoustics. New York: Mac Graw Hill. LANSKY, P. (1990). A View from the Bus: When Machines Make Music. Perspectives of New Music, 28 (2), 102-110. MACHADO, A. (1993). Máquina e Imaginário. São Paulo: Edusp. MENEZES, F. (Ed.). (1996). Música Eletroacústica: Histórias e Estéticas. São Paulo: EDUSP. MIRANDA, E. R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford: Focal Press. MOORE, F. R. (1990). Elements of Computer Music. Prentice Hall. MOSCAL, T. (1994). Sound Check: The Basics of Sounds and Sound Systems. Milwaukee: Hal Leonard. MOWITT, J. (1987). The Sound of Music in the Era of its Electronic Reproduction. In: R. L. & S. McClary (Ed.), Music and Society: The politics of composition, perfomance and reception (pp. 173-197). Cambridge: Cambridge University Press. PIERCE, J. R. (1983, 1992). The science of musical sound. New York: W. H. Freeman & Company, Scientific American Books. POHLMANN, K. C. (1995). Principles of digital audio. New York: McGraw-Hill. PUCKETTE, M. (2006) The Theory and Technique of Electronic Music. New Jersey: World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd. RATTON, M. (2005). MIDI total, fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Ed. Música e Tecnologia. ROADS, C. (1996). The Computer Music Tutorial. Cambridge, MA: The MIT Press. ROEDERER, J. G. (1998). Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp. ROWE, R. (1993) Interactive music Systems. Cambridge, MA: The MIT Press. RUMSEY, F. (2003). Spatial audio. Oxford: Focal Press. VALLE, S. do. (2009). Manual Prático de Acústica, 3a. ed. Revisada e Ampliada. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia. VALE, S.d. (1997). Microfone: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia.
 

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